domingo, 24 de maio de 2009

Rescaldo: 4º Maratona do Barreiro

Mais uma, aqui bem perto e que Maratona, já vai na sua 4ª edição, mas fiz a minha estreia este domingo, desenganem-se quem pensa Barreiro “Cidade”, fantástica, das melhores que já fiz.
Com inicio marcado para as 9:00, verificou-se algum atraso no controlo “0” em frente ao pavilhão do Fabril, foi efectuado um percurso de 3,5Km até ao centro da cidade em frente á C.M. Barreiro, e logo ai foi fantástico, um carro da policia e umas 5 motos a abrir e fazer parar todo o transito, posso-vos dizer que foi “só” 6min e média de 32,5Km/h eheheh.

Paragem em frente á C.M. Barreiro, os discursos da praxe e foi então dada partida a sério, essa 1ª parte foi sempre em frente pelo asfalto, pois eram muitos participantes, só se entrou na terra na mata da Machada em frente ao quartel, a partir dai sempre trilhos, terra e areia, ritmo alucinante, consegui sempre manter contacto com grupo da frente que era muito numeroso cerca de 40 bttistas, pois ainda circulavam em conjunto a meia e a maratona, finalmente ao fim de 20Km entrava-se na serra da Arrábida, logo ai na 1ª subida começou a dispersar e no final dessa subida havia logo a divisão, meia para a direita (Cai de costas).

Maratona para a esquerda e subiamos para os moinhos, após subir era fazer todos aqueles singles bem lá em cima até ao final, na rotunda descíamos pelo asfalto para apanhar a lagartixa até á baixa de Palmela, subir jibóia, no final tinha colegas que me informavam que era 18º, descer ao clube vale barrios, para subir novamente até á pedreira, rego de água, tanque, descer pelo kamikaze até as necessidades para subir novamente frigorifico, oliveiras, Miguel e Cai de costas, mais um single e subida a sério final, depois sobe e desce e finalmente saia-se da serra já com 60Km (foi durinho), senti-me sempre muito bem.
Aqui já a meio da 1ª subida:

Quando pensei que seria estradões até ao Barreiro, que engano, muitos caminhos, singles , areia, picadas curtas mas muito difíceis, single junto á vedação da Mata da machada que nunca mais tinha fim, zona muito fechada e tornava-se complicado ultrapassar bttistas da meia maratona, tinha mesmo de se pedir para eles saírem da frente, meu amigo Mocho que na serra trazia algum atraso para mim, apanhou-me nesta zona, fazendo depois todo percurso até final em conjunto, parte final já com 75Km no bucho, zona citadina, descer escadarias enormes, subir escadas, passeios, até acabou por ter alguma graça e fazer diferença para restante percurso, de salientar um aspecto muito importante, existiam muitas travessias por estradas principais, mas em todas elas sem falha organização e GNR a fazer parar o transito, irrepreensível, muita GNR mesmo.

Classificações na Geral:
19º Sérgio Simões
20º António Mocho

Dados do Polar:
Tempo : 3:43m
Distancia: 78,69Km (Com inicio na C.M. Barreiro)
Hrmax: 184 bpm (102%)
Hrmin: 112 bpm (62%)
Hrmed: 169 bpm (94%)
Calorias: 4430 Kcal
Speed max: 63,6 Km/h
Speed Avg: 21,2 Km/h
Acumulado : 1315m no meu Polar (Organização diz que é 1590!!!)
Temperatura Max: 27º
Temperatura min: 18º
Temperatura méd: 22º

Consumi durante a prova:
2,0 Lt Água
0,5 Lt Isostar Pro Laranja
2 x 35g Gel Isostar
1 barra isostar

Proximo Sábado - Maratona de Elvas 80Km, fotos do percurso prometem.