quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os 7 pecados capitais...

Acho muito importante esclarecer que há muitos erros que podem acabar com as nossas participações em passeios ou provas/maratonas, e que podem ser evitados facilmente.

Segue uma pequena lista em ordem mais ou menos cronológica, que está longe de ser perfeita e que pode ser complementada por cada um de nós:

1. Não treinar. Grande erro.
Se não treinas e não tens bases de treino pede uma orientação a amigos, e pesquisa sobre o assunto depois é muito importante seres disciplinado. É péssimo descobrir no dia da prova que se está mal preparado.

2. Bicicleta sem manutenção.
Uma revisão não é tão cara e as nossas biclas merecem os cuidados pra te permitirem curti-la e curtir cada quilômetro.

3. Errar na preparação da prova.
Evite o famoso '8 ou 80'. Não há porque levar toda a caixa de ferramentas, mas também não limite suas ferramentas a um mísero canivete multifunção. E por favor aprenda a usar as ferramentas que vais levar.

4. Ritmos altos, fazer boa dosagem do esforço.
Dá-se a partida e sais como uma bala, pedalando como se fosses apagar um incêndio ou então sais lento demais pensando em poupar energias pra dar um sprint no final. Tens de conhecer bem o teu ritmo e assim acima de tudo deves respeitar os teus limites. Só treinando podes conhecer e saber o que o teu corpo está preparado para fazer.

5. Desconcentração.
Concentra-te para te manteres hidratado, bem alimentado, no percurso certo, no ritmo ideal e sempre alerta (não é so nos escuteiros) a qualquer sinal de desgaste físico prematuro.

6. Calcula bem o tempo de paragem nos postos de abastecimento.
Paragens longas demais, especialmente no início, ou muito curtas, podem te atrasar e prejudicar a condição física. Tens de ser objetivo. Faz o que tens que fazer seja comer, hidratar, repôr a água no camelback e até descansar um pouco, mas não exageres nem para mais nem para menos.
7. Por fim: Completada a prova/passeio!
Não te esqueças que é muito importante fazer os alongamentos, conforme já falamos e tens de fazer uma boa hidratação e alimentação estas tarefas são simples mas muito importantes para a tua saúde, afinal de contas a proxima prova/passeio é já no próximo fim de semana...
Boas pedaladas...

Sem comentários:

Enviar um comentário