domingo, 25 de outubro de 2009

Alimentação: Cada alimento altera o teu estado de espírito

Sabias que de acordo com a medicina tradicional chinesa se podem equilibrar as emoções graças à dieta? Antes de comer, pensa no teu humor.

- Tristeza. Pode estar relacionada com um desequilíbrio do pulmão ou intestino grosso. Podes atenuá-la com um sabor picante com especiarias e alimentos como a malagueta, noz-moscada, caril, pimenta preta, alho, mostarda ou rabanete.

- Alegria. O sabor amargo ajuda a potenciar a alegria quando falta e a controlar quando há excesso de alegria (a alegria em excesso pode alterar o funcionamento do coração e do intestino delgado). Recorre a legumes como a alcachofra, a chicória, os brócolos ou o esparregado.

- Monotonia. A raiva pode vir de um problema de fígado ou vesícula biliar. O sabor que equilibra estes órgãos é o ácido. Aqui recomendamos-te sabores frescos e ácidos como laranjas, limões, morangos, cerejas ou alperces.

- Medo. Segundo a medicina tradicional chinesa está relacionado com o excesso de ‘frio’ nos rins e bexiga. A solução passa por aumentar o ‘salgado’ na dieta. Alho, peixe, arroz integral, sementes de sésamo são bons aliados para acabar com o medo.

- Preocupação. Quando te sentires angustiado o teu estômago e o baço serão afectados. Ingere alimentos que combinem o doce e o saudável com frutas como a maçã, uva, banana e pêssego, legumes como beterraba, abóbora e cenoura e cereais como o milho e o trigo. É importante não faltar na tua dieta mel, leite e nozes que dão segurança emocional.
Texto reitrado da revista Sportlife

Sem comentários:

Enviar um comentário