quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quando estás mais forte? A curva do teu rendimento

De certeza que não sentes a mesma energia às 11 da manhã e às 4 da tarde, certo? A tua energia, a tua criatividade e as tuas emoções variam ao longo do dia naquilo que se chama os ciclos circadianos. É uma questão hormonal e varia de pessoa para pessoa, mas existe, no entanto, um padrão médio.As pulsações, o metabolismo, a respiração e a temperatura corporal mudam durante o dia, sobretudo devido às mudanças de luz.
. Antes de acordares, a luz faz com que segregues adrenalina e noradrenalina para ajudar o cérebro a arrancar. O teu nível de rendimento físico é baixo mas vai aumentando lentamente. A hormona melatonina está no mínimo.
. O pico de rendimento é alcançado umas 3h depois de te levantares e a partir daí começa a baixar aos poucos. Depois de almoço desce bastante, por isso é que te sentes com sono e cansado.
. Começa a subir lentamente a partir do ponto mais baixo, durante umas 5 horas, até formar um novo pico sobre as 8 ou 9 da noite para cair pouco a pouco até ao seu ponto mais baixo, entre as 4 ou 5 da madrugada, a partir de onde volta a subir aos poucos até acordares novamente.


Boas pedaladas...

Sem comentários:

Enviar um comentário