Existem no mercado variadas soluções anti-furo para os pneus. Quem não conhece e não experimentou tem por vezes alguma relutância em acreditar no seu funcionamento, mas quase todas as marcas funcionam bem e reduzem o risco em cerca de 90%.
Os furos derivados de silvas, tachas e pregos são evitados, sendo por vezes apenas necessário esperar deixar rolar um pouco o pneus e acrescentar um pouco de ar que o líquido remendará automaticamente o furo. Só as snakebites "Mordeduras de Cobra" que são rasgões duplos simétricos maiores, habitualmente devidos a pressão baixa, subidas de passeios, de pedras afiadas ou cortes por vidro que originam rasgões, não são corrigíveis.
O senão da sua utilização é o aumento do peso da bicicleta entre 50grs a 150grs extra por roda do próprio líquido dependendo da fórmula do líquído, a necessidade muitas vezes de ter de trocar de câmara de ar pois nem todas permitem a introdução do líquido e a redução da durabilidade da câmara, pois com o tempo o produto vai secando (não serve para quem deixa a bicicleta sem rolar durante largos períodos) ou com incorrecta utilização que tende a entupir os pipos e inutilizar a câmara de ar - por isso nunca se pode encher um pneu com líquído com o pipo numa posição baixa, ideal sempre na parte de cima da roda com o pipo virado para baixo.
A base desses líquidos é habitualmente o Latex mas existem outras opções baseadas em propileno glicol e o etileno glicol mas com a vantagem de secar muito mais lentamente e é por isso a fórmula usada nos EUA em toda a indústria automóvel se bem que neste caso o peso não é tão importante sendo esses compostos um pouco mais pesados que o latex.
Existe a fórmula para Tubeless (Sem Câmara de Ar) e para Tubes (câmara de ar), a diferença é habitualmente apenas a maior liquidez/menos espessa da fórmula Tubeless, por isso podem ser usadas perfeitamente fórmulas Tubeless em Câmaras de ar. Algumas marcas já nem fazem distinção nas embalagens servindo para ambas.
Existem câmaras de ar já com líquido lá dentro o que dá muito jeito para o utilizador já que não tem que perder tempo a meter o líquido mas para se conseguir poupar algum dinheiro e podermos ter a câmara de ar com a medida exacta pretendida e afinar a quantidade de líquido que pretendemos existem embalagens de liquido para colocar pelo utilizador ou oficina dentro das câmaras.
Para colocar o líquido anti-furo na sua câmara em câmaras de ar com pipo Schrader (tipo grosso/moto) é necessário uma ferramenta para abrir o pipo (vendem-se nas lojas de carros), para válvula fina existem poucas opções de marcas que permitem retirar o pipo e colocar lá dentro o líquido, nomeadamente da marca Schwalbe e nesse caso não é necessário ferramenta.
O senão da sua utilização é o aumento do peso da bicicleta entre 50grs a 150grs extra por roda do próprio líquido dependendo da fórmula do líquído, a necessidade muitas vezes de ter de trocar de câmara de ar pois nem todas permitem a introdução do líquido e a redução da durabilidade da câmara, pois com o tempo o produto vai secando (não serve para quem deixa a bicicleta sem rolar durante largos períodos) ou com incorrecta utilização que tende a entupir os pipos e inutilizar a câmara de ar - por isso nunca se pode encher um pneu com líquído com o pipo numa posição baixa, ideal sempre na parte de cima da roda com o pipo virado para baixo.
A base desses líquidos é habitualmente o Latex mas existem outras opções baseadas em propileno glicol e o etileno glicol mas com a vantagem de secar muito mais lentamente e é por isso a fórmula usada nos EUA em toda a indústria automóvel se bem que neste caso o peso não é tão importante sendo esses compostos um pouco mais pesados que o latex.
Existe a fórmula para Tubeless (Sem Câmara de Ar) e para Tubes (câmara de ar), a diferença é habitualmente apenas a maior liquidez/menos espessa da fórmula Tubeless, por isso podem ser usadas perfeitamente fórmulas Tubeless em Câmaras de ar. Algumas marcas já nem fazem distinção nas embalagens servindo para ambas.
Existem câmaras de ar já com líquido lá dentro o que dá muito jeito para o utilizador já que não tem que perder tempo a meter o líquido mas para se conseguir poupar algum dinheiro e podermos ter a câmara de ar com a medida exacta pretendida e afinar a quantidade de líquido que pretendemos existem embalagens de liquido para colocar pelo utilizador ou oficina dentro das câmaras.
Para colocar o líquido anti-furo na sua câmara em câmaras de ar com pipo Schrader (tipo grosso/moto) é necessário uma ferramenta para abrir o pipo (vendem-se nas lojas de carros), para válvula fina existem poucas opções de marcas que permitem retirar o pipo e colocar lá dentro o líquido, nomeadamente da marca Schwalbe e nesse caso não é necessário ferramenta.
Texto retirado Freebike.
Boas pedaladas...
Sem comentários:
Enviar um comentário