terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Como funciona a respiração completa?

Estás a respirar correctamente? Se é a primeira vez que colocas a questão, provavelmente a tua respiração não é tão completa como deveria.
Respiração clavicular: Realiza-se quase exclusivamente graças à intervenção dos músculos do pescoço (que vão das costelas até acima), pelo que a respiração é pobre e gasta muita energia.
Respiração intercostal: As costelas e o diafragma elevam-se ligeiramente. Embora seja frequente em muitos indivíduos, é insuficiente porque os pulmões só enchem na metade superior.
Respiração abdominal: É a mais profunda e põe em posicionamento o diafragma (entre o tórax e abdómen), um potente músculo que ao entrar em acção abaula o abdómen.
Respiração completa: Põe em funcionamento todos os músculos respiratórios mencionados nos anteriores tipos de respiração, o que permite um enchimento mais completo e mobiliza até um litro mais de ar em cada respiração. Dedica uns minutos diários a treinar a tua respiração completa e verás como chega um momento em que praticas de modo natural.
Colhe o ar pelas fossas nasais, com a coluna direita, até sentires que encheste por completo os pulmões, fazendo baixar o diafragma, ampliando as costelas, e abaulando o abdómen.
Deves sentir que os pulmões se devem encher de baixo para cima. Retém o ar uns segundos antes de exalar muito lentamente relaxando a musculatura aplicada.
Texto revista Sportlife
Boas pedaladas...

Sem comentários:

Enviar um comentário