domingo, 6 de novembro de 2011

Roda 29" ou Roda 26"?

Há uma nova moda que se designa rodas 29er's que surge em diversos Paises e por cá, a malta não é diferente e esta a pegar "moda".
Todas as principais marcas marcas, já têm modelos disponíveis no mercado sendo a primeira aposta das lojas nacionais a apresentação e aconselhamento na roda 29, estamos perante uma nova "escala", podemos designar como novo mercado ou poeira para os olhos...

Vamos ao que interessas e por isso apresento algumas vantagens e desvantagens das rodas de 29 polegadas em relação às tradicionais de 26 polegadas.

Uma desvantagem considerável é a aceleração das rodas 29er que é bem menor, em contra partida a inércia das mesmas é maior (à volta de 6%) ou seja, depois de embaladas é mais fácil manter a velocidade e o ângulo de ataque, o que evidencia uma maior facilidade em transpor os obstáculos mais pequenos aumentando o conforto. Em trilhos técnicos e apertados não é fácil a sua maneabilidade devido à velocidade diminuta, mas em descidas a mesma é mais rápida, ultrapassando com facilidade os obstáculos. Em "estradas" de terra, que é seu habitat, tem um rendimento superior porque a manutenção da velocidade fica mais fácil de "domar" devido a inércia da mesma.

Tudo isto tirei do que li e vi pois experimentar que é bom e ter uma opinião pessoal vai ser em breve com o apoio da Mais Pedal que vai emprestar uma FLASH 29", em todo o caso e para as voltas que os BTTeam dão penso que estou perante da minha bicla ideal. A ver vamos...


Boas Pedaladas...

2 comentários:

  1. é pena:-C
    até à data só há pneus muito estreitinhos à venda prás 29"...

    ResponderEliminar
  2. Lá está o tuss com o mau feitio das rodas largas

    Aguarda-se com expectativa o test drive na cannondale

    ResponderEliminar