domingo, 30 de maio de 2010

Bikes de estrada super leves...

A area técnica da construção de bicicletas tem evoluido de um modo exponencial nos ultimos anos. Podem ver um exemplo disso mesmo no link abaixo:

http://www.canyon.com/_pt/technology/project37.html

segunda-feira, 24 de maio de 2010

5ª Maratona BTT “Cidade do Barreiro - Rescaldo

Parabens a uma excelente organização de mais uma maratona de btt organizada pela Câmara Municipal do Barreiro em parceria com a Associação de Cicloturismo FidalByke e o QVG Bike Team Fidalbyke.

Os abastecimentos foram bons e suficientes, com um percurso muito interessante onde tinhamos trilhos para todos os gostos com passagem pela nossa bela Arrábida e claro pela Mata da Machada, que também tem um trilhos muito bons.

Devo referir que em todos os atrevessamentos havia agentes da autoridade o que dá muito trabalho e gastos à organização mas muita segurança aos participantes.

5 Estrelas, Excelente.

Classificação geral da participação Busca Trilhos Team nos 45 km:
67 º lugar - Manuel Simões em 2:08:06
133º lugar - Bruno Soares em 2:28:49
136º lugar - Alberto Botas em 2:29:39
141º lugar - Augusto Atalaia em 2:30:33
144º lugar - António Marques em 2:30:53
198º lugar - José Domingos em 2:45:20
276º lugar - João Costa em 3:43:31, parece-me que não esta correcto mas é o que consta na tabela classificação.

Para o ano lá estaremos.

domingo, 23 de maio de 2010

A Schwalbe lançou uma nova versão do seu modelo Nobby Nic. Este clássico da Schwalbe é há muito apreciado nos E.U.A. por possuir um desempenho sólido e uma resistência ao rolamento bastante assinalável. Este modelo tem conquistado cada vez mais adeptos na Europa.
O Rocket Ron encontra-se entre os pneus mais vendidos da marca. Eles fazem parte da linha Evolution da Schwalbe, uma linha exclusiva que combina tecnologia, arte, a melhor velocidade, através do já conhecido Triple Compound Nano, e os U-blocks para a melhor aderência nas curvas .
O Rocket Ron é um pneu de competição super leve que pesa uns meros 520 gramas e possui uma aderência incrível.
E a grande novidade vai para aqueles que gostam de um pouco de extravagância, pois já é possível adquirir este pneu no clássico tamanho 26 numa edição limitada com a cor branca.
Esta é uma edição que apenas os mais rápidos conseguirão agarrar, basta dizer que apenas foram produzidos 1000 em todo o mundo. No caso português, os primeiros pedidos a serem efectuados serão os primeiros a ser processado. Não perca tempo e agarre já esta edição limitada. Eu também quero...

1º Passeio a Fátima

Meus amigos do pedal, vamos realizar no proximo Domingo dia 30 de Maio o 1º Passeio por estrada a Fátima, contamos com todos.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Alvalade Porto-Covo as fotos...

As nossas fotos no BTT TV.


Estas são as fotos referentes ao primeiro bloco. Ainda temos o segundo bloco de 1000 fotos...

sábado, 8 de maio de 2010

SS - Single Speed GT BLACKWOOD

Busca Trilhos Team, apresento a minha "nova" montada.

Após ter descoberto este tópico SINGLE SPEED (SS) de ter visto muitas obras primas nesta vertente purista que mais uma vez aconselho a visitarem em http://www.singlespeed-portugal.net/, e principalmente como estava a precisar de uma bicla para passear com a familia, para ir ao pão, e para levar nas férias e dar algum descanço a MultiSpeed, decidi por bem reutilizar algum material que ia ficando na minha garagem e na garagem de alguns amigos e assim montar a minha primeira SS e desta maneira também quero contribuir para reduzir a minha pégada ambiental...

Quero agradecer ao LOKO pelo quadro e entusiasmo inicial pois foi o primeiro SS que vi a andar nas ruas de Alcochete, ao grande J.C. que mais uma vez foi incansavél e me ajudou na montagem tornando este meu projecto possivél. Pois esta SS também é dele e para que fique registado eu deixei andar uma voltinha, hi, hi, hi...

Material utilizado:
Quadro: GT Blackwood
Forqueta: Carbon
Caixa de direcção: FSA
Volante e Avanço: Easton
Punhos: Pro
Espigão: ?
Manetes de travão e travões: Magura Louise
Discos de travão: Magura Louise 180mm à frente e 160mm atrás
Pedaleira: Truvativ
Corrente: Shimano
Cubos: ?
Aros: Alex Rims117
Pneus: Camel 2.0
Selim: Velo
Pedais: Shimano
Suporte de bidon: Specialized red

Fica as tão aguardadas fotos e espero em breve ver nas ruas de Alcochete mais alguns SS.
Falta alguns pormenores de montagem, mas ja rola... e ficou com apenas 12Kg.
Boas pedaladas... em Single Speed...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SEM COMENTÁRIO 043

O que é que vai hoje...

Rota Agricola - Nocturno (adiado)

BTT nocturno a realizar dia 7 de Maio.
A concentração é ás 20h00 no Estaleiro Municipal de Alcochete.
Esta inicitaiva pertence ao programa Alcochete Aventura da C.M.A.
Valor a pagar no local: 3 euros/pessoa.
Não haverá repasto, devido ao nº insuficiente de inscrições.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

12º Alvalade /Porto Covo lista participantes BTT

Assim temos os seguintes Busca Trilhos:

Dorsal nrº 153 Paulo Caixeiro 70 Kms
Dorsal nrº 280 Alberto Botas 70 Kms
Dorsal nrº 281 António José L. Marques 120 Kms
Dorsal nrº 282 Augusto César Luis 70 Kms
Dorsal nrº 283 Augusto Henrique Pereira Atalaia 70 Kms
Dorsal nrº 284 Bruno Soares 70 Kms
Dorsal nrº 285 Hugo Luz 70 Kms
Dorsal nrº 286 João Seixal Costa 70 Kms
Dorsal nrº 287 José Domingos 70 Kms
Dorsal nrº 288 Manuel Simoes 120 Kms
Dorsal nrº 289 Sergio Simoes 120 Kms
Dorsal nrº 290 Vasco Manuel Lamberto de Oliveira 120 Kms

Bons treinos...

AS BEBIDAS COMERCIAIS - HIDRATAÇÃO

A análise laboratorial feita às bebidas disponíveis no mercado para a hidratação revela que: Possuem elevadas concentrações de glúcidos, superiores às recomendadas (2g/litro).
Possuem elevadas concentrações de sais minerais, cuja quantidade não é necessária ingerir antes e durante a competição.
Possuem diluídas na água: vitaminas, corantes e outros aditivos, que retardam a saída da água do estômago, característica contrária à rápida absorção que se pretende.
Concluindo: Estas bebidas não se revelam as mais apropriadas pelo que desaconselhamos a sua utilização antes e durante a competição.
Eventualmente poderão ser utilizadas como bebida de recuperação após o esforço.
FAÇA A SUA PRÓPRIA BEBIDA
A utilizar durante a competição (climas temperados).
Deve ser previamente experimentada em treino, para haver adaptação.
1 litro de água
20 gramas de glucose ou frutose (vende-se nas casas de produtos naturais)
Umas gotas de sumo de limão (facultativo e apenas para dar gosto).
Beber a uma temperatura de 5-10º"
Boas pedaladas...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUANDO BEBER ÁGUA - HIDRATAÇÃO

Retirei este artigo do site da federação portuguesa de triatlo, acho que é muito elucidativo.
QUANDO BEBER ÁGUA?
Através de experiências realizadas concluiu-se que "em casos de sudação prolongada, (como é o caso de uma prova de Triatlo), o consumo de água comandado pela sensação de sede, é inferior à sua necessidade real.
Desta forma a "ingestão voluntária de água comandada pelo mecanismo da sede não chega necessariamente para compensar a perda de água induzida por sudação excessiva", pelo que se deve concluir que "é importante para o praticante desportivo beber sem ter sede, isto é, hidratar-se sistematicamente já que a sede é um sinal de alarme que nos indica um insuficiente equilíbrio hídrico".
BEBER ÁGUA ANTES DA COMPETIÇÃO
Com o objectivo de prevenir a sua falta durante a competição. "Beber água pura, não sendo necessário bebidas açucaradas ou juntar qualquer outro tipo de aditivo. Começar a beber 2 horas antes da prova. Parar de beber cerca de 30 minutos antes da prova (a existência de líquidos dentro do aparelho digestivo poderá causar dores abdominais). A quantidade total de água a beber deverá ser de 5 a 10 ml por Kg de peso (organismo tem uma capacidade limitada de absorção: 12 ml/kg peso/hora). Beber água em pequenas quantidades e regularmente: 100 a 150 ml de 15 e 15 minutos. Possibilidade de beber café (30’ antes da prova), pois a cafeína favorece o consumo das gorduras em vez do glicogénio muscular e hepático.
DURANTE A COMPETIÇÃO
Começar a beber água logo desde o inicio da prova, não esperando pelo aparecimento de sede. A bebida a ingerir deve estar fresca (5-10º C), sem contudo estar gelada (quanto mais fresca a bebida mais rápido é o seu esvaziamento do estômago, sendo mais rapidamente absorvida no intestino). Em climas frios as bebidas poderão estar mornas ou mesmo quentes (chá). Ingerir pequenas quantidades de liquido em cada toma (100-150 ml) A quantidade de liquido ingerido por hora, não deve exceder a capacidade de absorção do intestino (12 ml/kg peso/hora). Em provas longas (3 horas ou mais), a hidratação deverá ser feita com água, na qual se poderá diluir uma pequena quantidade de glucose ou frutose mas nunca excedendo as 20 gramas por litro de água (solução a 2% para climas temperados). Desta forma poder-se-á prevenir o aparecimento de hipoglicémia, por esgotamento do glicogénio muscular e hepático. Em climas frios esta solução poderá ser aumentada até 6% e para climas quentes é apenas recomendada água." Não é necessário a ingestão de bebidas com concentrações elevadas de sais minerais. "Ao suarmos retiramos mais água do organismo que sais minerais, e portanto, embora a quantidade total de sais minerais no organismo diminua, a sua concentração relativa poderá até estar aumentada em vez de diminuída. Se durante a competição déssemos água com sais minerais diluídos, poderíamos ir aumentar ainda mais a sua concentração, podendo resultar dai cãibras, vómitos e dores de cabeça."
APÓS A COMPETIÇÃO
"Após a competição o organismo retém líquidos, diminuindo assim a concentração relativa de sais minerais no seu interior, havendo necessidade da sua reposição em conjunto com a água. Beber água de preferência alcalina (Bela-Vista; Monchique; Vimeiro; Carvalhelhos; Melgaço e Pedras Salgadas), para neutralizar os produtos ácidos produzidos durante a competição. Evitar as águas do Luso; Fastio e Castelo de Vide, pois são águas ácidas. Mais tarde podemos também beber um pouco de leite, pois este é também alcalino. Poderíamos juntar um pouco de sal (cloreto de sódio) à água. No entanto é mais prático colocar um pouco mais de sal na 1ª refeição após a competição. Para reverter o ligeiro déficit de potássio, podemos beber um copo de sumo de laranja ou tomate ou comer uma banana, todos muito ricos em potássio. Evitar bebidas alcoólicas e bebidas não naturais (colas, laranjadas etc.). Tanto a cerveja como a cafeína (cola, café etc.) são diuréticos e assim, embora ajudem a eliminar, pelos rins, os detritos metabólicos formados durante o trabalho muscular, obrigam os rins a eliminar água e os sais minerais que deveriam ser retidos para compensar a desidratação.
Boas pedaladas... Hidratadas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Single Speed - SS

Meus amigos depois de ter decidido avançar com o meu projecto, de ter uma bicla SS e com a aquisição do quadro GT Blackwood do grande Loko, fui pesquisando e veriquei para minha surpresa que hesiste uma comunidade de SS podem verificar em http://www.singlespeed-portugal.net/forum.htm e que todos querem "aderir/utilizar" até os profissionais de Montain Bike, vejam este video sobre treino em SS e eu vou actualizando esta ârea de BTT que neste blogue inauguro.
Pois é meus amigos também se sobe montanhas em SS e eu vou o fazer.

http://www.mastertheshift.com/masters/carmichael/videos/index.asp?videoID=cc49#

sábado, 1 de maio de 2010

5º Passeio Nocturno BTT Azeitão

Malta vamos a este passeio, temos sardinhada no fim. Andar na Serra da Arrabida de noite não é para meninos.