sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bugatti Veyron


Bugatti Veyron.... Super Sport


É oficial e excede as expectativas mais optimistas. A versão super-hiper-mega-desportiva do Veyron já é uma realidade, e foi revelada com o anúncio de um novo recorde de velocidade para um automóvel de produção, nada menos que 434,211 km/h, muito acima dos 425 km/h previstos pela marca, pulverizando os 407 km/h do Veyron normal.

Para conseguir números desta ordem, a potência do motor de 16 cilindros, auxiliado por quatro turbocompressores, passou a desenvolver 1200 cavalos em lugar dos «meros» 1001cv da versão normal, e 1500 Nm de binário máximo, superando assim o valor de muitos camiões.

As alterações efectuadas no arrefecimento do motor – entrada de ar no tejadilho, por exemplo -, mas também a redução de peso na ordem dos 50 kg, passando a acusar na balança 1840 kg e a inclusão de novos elementos aerodinâmicos como o spoiler dianteiro que deixa o carro mais «colado» ao chão, permitiram aumentar os números do desportivo mais desejado da última década.

O novo recorde de velocidade foi estabelecido no passado sábado (3 de Julho) na pista de testes da Volkswagen, em Ehra-Lessien, na presença de membros da TÜV e também de responsáveis do «Livro de Recordes do Guiness». A velocidade máxima esperada era de 425 km/h, mas o Veyron conseguiu chegar aos 434,211 km/h, entrando directamente para o «Guiness Book» como o carro de produção mais rápido do mundo.

“A expectativa dos engenheiros da marca era alcançar, no máximo, a marca dos 425 km/h, mas como as condições do clima e do vento no dia do testes estavam perfeitas, superou todas as previsões”, explicou Dr. Wolfgang Schreiber, engenheiro chefe da Bugatti.

No entanto, e embora tenha alcançado os 434 km/h, a velocidade máxima do Veyron SuperSport estará limitada electronicamente a 415 km/h por motivos de segurança, até porque os pneus não estão projectados para ir além da marca anunciada.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h permanece nos 2,5 segundos mas, em compensação, a aceleração dos 0 aos 300 km/h cai dos 16,7 do Veyron «normal» para uns incríveis… 15 segundos.

A produção do Bugatti Veyron Super Sport arranca já em Setembro na pequena cidade francesa de Molsheim, sede da Bugatti. Os cinco primeiros exemplares farão parte de uma edição super limitada a World Record Edition, que comemora a (re)conquista do recorde mundial de velocidade. Refira-se que todas as unidades já estão vendidas.

A apresentação oficial do Veyron SuperSport terá lugar no célebre Concurso de Elegância de Pebble Beach em Monterrey, na Califórnia, em Agosto.

Até então, o detentor do recorde de velocidade era o Shelby SSC Ultimate Aero que, em Setembro de 2007, atingiu os 412,28 km/h.








Sem comentários:

Enviar um comentário