sábado, 25 de abril de 2009

Dicas sobre Mecânica...

Folgas e mais folgas... Caixa de direcção.

Existem no mercado três tipos de caixas de direcção (integradas, semi-integradas e normais). As de fabrico mais recente contemplam no seu interior rolamentos selados. O seu ajuste é uma acção extremamente importante para a segurança da condução. Os sintomas de anomalia na caixa de direcção são facilmente detectáveis na travagem e na condução, devido às vibrações excessivas sentidas na parte da frente da bicicleta.
Para verificar a existência de folgas pode-se também proceder de duas formas distintas:
1 - Encosta a roda da frente a uma superfície que detenha o seu movimento, trava-se a bicicleta e provoca-se a oscilação da caixa de direcção.
2 - Apalpa a caixa de direcção entre o avanço e a testa do quadro, enquanto movimentas a bike para a frente e para trás. Em situações mais complicadas, a única solução é mesmo a substituição dos rolamentos selados. Esta acção implica a desmontagem da frente da bicicleta.
A troca dos rolamentos não requer nenhum tipo de ferramenta especial, apenas chaves allen 5/6 mm.
Começa por aliviar a tensão de aperto dos parafusos do avanço do guiador. De seguida retira a tampa e o parafuso colocado no topo do avanço do guiador.
Começa por retirar os componentes pela sua ordem: avanço de guiador, anilhas espaçadoras, tampa da caixa de direcção, anilha de “frenagem”, rolamento ou aranha de esferas no caso de modelos mais antigos. Elevando o quadro até o tubo da suspensão ficar fora da montagem, tens acesso aos restantes componentes da caixa de direcção, colocados na parte inferior da “testa” do quadro.
O processo de montagem é obviamente o inverso, colocando todos os componentes pela ordem correcta. Após colocação de todos os componentes, resta efectuar a eliminação da folga da montagem.
Essa acção é executada com uma chave allen de 5/6 mm, apertando o parafuso da tampa do avanço do guiador.
O aperto não deve ser excessivo, deve ser executado em pequenos ajustes, validando de seguida a suavidade do movimento em direcção e a existência de prisões ou folgas.
Para finalizar, efectua o aperto dos parafusos do avanço do guiador.
Aviso: Alguns avanços de guiador, nomeadamente os de carbono e titânio, fazem referência a tensões de aperto que devem ser respeitadas. Neste caso, esta tarefa só é possível recorrendo a uma chave dinamométrica ou de torque.

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