Folgas e mais folgas… Quadro
Independentemente dos materiais que constituem o quadro e da sua geometria, as zonas sujeitas ao aparecimento de folgas são, efectivamente, a caixa de direcção e os pontos de rotação e fixação do triângulo traseiro, nos modelos de suspensão total. Devido ao seu comportamento activo, os sistemas multi-pivot são obviamente mais vulneráveis ao aparecimento destes problemas. Estes traduzem-se normalmente em vibrações excessivas, falta de tracção na roda traseira, respostas de funcionamento deficiente do sistema de suspensão e ruídos anómalos. É muito frequente aparecerem casquilhos de fixação com deformações e desgaste acentuado (alumínio ou teflon), rolamentos de pontos de rotação gripados ou com folga, e parafusos de fixação com empenos consideráveis. Como referimos anteriormente, é de facto importante conhecermos os sistemas das nossas bicicletas, estarmos familiarizados com o material, conhecermos as suas reacções e efectuarmos as afinações das suspensões e amortecedores em função do peso e tipo de utilização.
Sem comentários:
Enviar um comentário