sábado, 25 de abril de 2009

Dicas sobre Saude e bem estar...


O exercício faz perder peso, simplesmente, porque o corpo gasta calorias, razão pela qual é um factor fundamental associado à alimentação, quando o objectivo é emagrecer.
Gastamos calorias quando nos movimentamos, andamos, subimos as escadas, dançamos, etc. Até mesmo quando não fazemos nada, o corpo gasta calorias para manter a actividade corporal, o que se designa por metabolismo em repouso: o corpo continua a trabalhar para manter as funções vitais do organismo (digestão, temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, etc.)
Quando emagrecemos, sentimos-nos melhor e a nossa sua silhueta adelgaça? Mas, porquê? Porque ao fazermos exercício perdemos gordura, aumentando a massa muscular, o que contribui para aumentar o metabolismo em repouso e gastar mais calorias.
Mas apesar de uma silhueta mais elegante, o peso indicado pela balança não baixa (ou aumenta um pouco). Este fenómeno é devido ao aumento da massa muscular, uma vez que esta é mais pesada que a massa gorda.
É preciso não esquecer: embora o exercício permita perder peso, é necessário continuar a praticá-lo regularmente, porque se deixar bruscamente de fazer exercício pode engordar. De facto, quando fazemos dieta, produz-se uma imediata redução da quantidade de energia gasta e, simultaneamente, ao estabilizar-se o peso num nível mais baixo, produz-se uma importante diminuição do metabolismo basal e da energia necessária à actividade corporal. É então necessário ajustar-se o equilíbrio entre a energia ingerida e a energia gasta, pois caso contrário, o peso aumenta automaticamente. Por isso, é vital não deixar de fazer exercício. Trata-se de uma regra fundamental, principalmente depois de estabilizarmos o peso e para o mantermos.

Sem comentários:

Enviar um comentário