segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Busca Trilhos Team - As nossas crianças

Não cometa o erro de deixar seu filho ou filha crescer sem aprender a andar de bicicleta. É melhor aprender quando criança, os adultos têm maior dificuldade para aprender e todos nós conheçemos varias pessoas que não sabem andar de bicla. Quanto mais cedo se iniciar mais fácil é para aprender. Escolha a bicicleta correta. As bicicletas infantis com apoios laterais facilitam muito o trabalho. Adquira a bicicleta de tamanho adequado para a criança. Bicicletas muito grandes ou muito pequenas vão dificultar a aprendizagem.
Ensinando o básico use o mesmo princípio que se usa para regular a bicicleta de adultos. Se preferir deixe o banco um pouco mais baixo no início. Ensine a criança a pedalar sempre, não parar de pedalar e olhar sempre para a frente, nunca para a roda. Importante: mostre a ela onde estão, como se usa e para que servem os travões, podem evitar alguns acidentes a que chamamos tralhos! Afinal ela/ele nunca andou de bicicleta antes.... e eu já vi alguns adultos a chorar que nem crianças - quando digamos assim os travões falham... podem perguntar meu amigo A. M. e R.P. os parte claviculas, hi, hi, hi...
Escolha um lugar tranquilo sem muito trânsito temos hoje caminhos pedonais que servem na perfeição. No início pode ser até mesmo um quintal grande ou do condomínio. O importante é a criança estar acompanhada de um adulto que lhe transmita confiança.

Seja criativo ensine a criança como fazer curvas, de início elas devem ser bem abertas. Após algum tempo, com a criança já mais confiante, invente um circuito para ela fazer. Pode ser no quintal mesmo. Faça duas balizas no chão usando marcas de giz ou latas de refrigerante, e diga à criança para pedalar em volta das marcas, tipo slalon.
Corrija erros observe a criança pedalando, e lembre-o de pedalar sempre e olhar para a frente. Isso é um detalhe muito importante para mais tarde, quando for necessário tirar as rodinhas.
Tire uma das rodinhas quando notar que a criança está bem, pedalando certo, sem medo, fazendo curvas com confiança. Tire um dos lados, e continue com os exercícios. É conveniente também aumentar o tamanho do circuito para ele pedalar. O tempo de aprendizagem varia muito de criança para criança posso falar pelo meu que apôs varias quedas e o meu desespero olhava para mim e dizia, Pai amanhã podemos voltar a tentar. E em apenas 4 dias aprendeu a andar. Foi de grande emoção esse dia quando o vi andar pela primeira vez sozinho foi precisamente no dia do Pai de 2009, cumpri o meu papel.
É bom manter a disciplina e ter todo o dia, ou pelo menos dia sim dia não, um tempo para se dedicar à criança.
Após um tempo sem uma das rodinhas é hora de tirar a outra. Pode-se apenas levantar a rodinha e deixa-la sem contacto com o chão. Ela estará ali só para um apoio psicológico. A parte mais difícil do aprendizado para a criança é pedalar e olhar para a frente ao mesmo tempo.
Finalmente, o dia...Já com o intuito de pedalar sem o apoio lateral da rodinha, vá até um local plano, tranquilo e sem curvas, afinal fazer curvas já no primeiro dia é querer exigir demais! Se for uma estradinha de terra, pois tombinhos são inevitáveis nessa fase... Segure a bicicleta com sua mão em baixo do selim e mantenha a criança pedalando sem parar e olhando para a frente o tempo todo. Mantenha-se acompanhando o ritmo dela. Uma corridinha ou um trotezinho será necessário! Constantemente vá lembrando a criança que ela tem que olhar para a frente e não pode nunca parar de pedalar. Faça isso por um bom tempo. É importante a criança se sentir segura e saber que você está ali, ajudando no equilíbrio e transmitindo segurança. Quando você sentir que ela já pedala sem parar e sem olhar para a roda dianteira, ela está apta a ser abandonada à própria sorte... Como ela já está treinada no equilíbrio, pois pedalou muito lá no condomínio ou no quintal, ela não deverá ter maiores problemas quando você largar a mão e deixa-la pedalar sozinha.
Para os mais medrosos mostre a ela outras crianças mais novas que já sabem andar sozinhas e estimule-a a fazer o mesmo. Mostre como é bom poder sair de bicicleta sozinho e sem a ajuda de rodinhas. Seja criativo!
Vá devagar é bom ser insistente, mas paciência também é uma virtude! Respeite os limites da criança. Se ela se cansar, dê um tempo. Ao retirar as rodinhas ela precisará de atenção especial. Uma queda mais sério pode traumatizar a criança para sempre. Lembre-se que só o treino leva à perfeição! Se ela não conseguir pedalar sozinha sem as rodinhas logo na primeira tentativa, parabéns seu filho é normal!! É assim com todo mundo. Tente mais vezes com paciência.
Lembre-se de só treinar em lugares calmos, sem trânsito. Ensine normas básicas de segurança e de boa conduta nas ruas. Faça do dia das primeiras pedaladas um dia especial! Dê um presente a seu filho, leve-o para fazer algo que ele gosta. Esse dia é muito especial para ele!
Busca Trilhos Team a pensar no futuro, hi, hi, hi...

Sem comentários:

Enviar um comentário