quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O poder do Magnésio – Coração Ossos e Músculos

O que é?
O magnésio desempenha um papel estrutural importante ao nível ósseo, das membranas celulares e dos cromossomas. Cerca de 60% do magnésio encontra-se no esqueleto, 27% nos músculos e a restante percentagem nas outras células do organismo. Este importante mineral está envolvido em mais de 300 reacções metabólicas essenciais ao nosso organismo. É necessário também para o sistema de transporte de iões, afectando a condução dos impulsos nervosos, a contracção muscular e o normal ritmo cardíaco.
Porque precisamos de magnésio?
O magnésio é recomendado como suplemento na prevenção de algumas condições físicas:
Hipertensão – O magnésio é um potente inibidor da contracção do tecido vascular liso e desempenha um papel muito importante no controle da pressão arterial, como vasodilatador. Pode ajudar a controlar a pressão arterial em doentes hipertensos que tomam diuréticos com regularidade, ou que têm uma dieta pobre em magnésio.
Diabetes Mellitus – Cerca de 25 a 35% dos indivíduos com diabetes insulino-dependente ou não insulino-dependente apresentam baixos níveis de magnésio, o que demonstrou aumentar a resistência à insulina e, deste modo, dificultar o controle da glicemia. Uma suplementação de 400 mg/dia pode ser suficiente para melhorar a tolerância à glucose.
Osteoporose – Níveis inadequados de magnésio podem provocar a diminuição dos níveis de cálcio, resistência à acção da hormona paratiróide e da vitamina D. Todos estes factores podem levar ao aumento da perda de massa óssea. Para prevenir esta situação, dever-se-á tomar 500 a 750 mg de magnésio/dia, durante pelo menos 6 meses.
Por outro lado, existem algumas condições físicas e populações especiais que geralmente apresentam níveis de magnésio abaixo dos recomendados, pelo que se recomenda a suplementação no caso de:
Doenças gastrointestinais – diarreias prolongadas, doença de Crohn, síndromes de má absorção e remoção cirúrgica de parte do intestino.
Doenças renais – diabetes e uso prolongado de diuréticos resultam numa eliminação aumentada de magnésio.
Alcoolismo crónico – dieta pobre e desequilibrada, problemas gastrointestinais, perdas de magnésio pela urina, todos estes factores contribuem para que os doentes alcoólicos possam apresentar carência em magnésio.
3ª idade - Uma vez que a absorção intestinal do magnésio tende a diminuir com a idade, e a eliminação urinária a aumentar, é aconselhável uma suplementação de magnésio para pessoas mais idosas.
Saúde
Magnesium Twinlab
Fadiga e Recuperação Muscular
Magnesium Twinlab funciona como cofactor de mais de 300 enzimas envolvidas no processo de transmissão de impulsos nervosos, relaxamento muscular, produção de ATP, metabolismo das proteínas, das gorduras e dos açúcares.

Sem comentários:

Enviar um comentário