terça-feira, 4 de agosto de 2009

Morgavel Hardcore 01/08/2009

Na passada sexta feira, recebi um telefonema da minha prima Fernanda a confirmar que nos iriam fazer uma visita no Sábado ao meu "sántuário" do Morgavel, para passarmos um dia em familia......

Claro está, que eu e o meu primo João apontamos logo as agulhas para mais "trepa" de bike por terras do Morgavél...ehehehe

Conforme o habitual apontámos para as 09h30m, contudo e por motivos de força maior (o sacana do João Miguel deixou-se dormir) tal não foi possivel e só apareçeram por volta das 11h00m...

Devido ao tardio da hora, fomos todos para a praia, onde passamos um belo bocado com os putos e as patroas a aproveitar o belo sol e água à maneira, num dos pequenos paraísos da nossa costa lusa.

Às 12h30m e com o apetite a dar sinais de sua graça, decidimos levantar arraiais e fomos comer uns belos sargos ao "Restinguinha", que por sinal estavam um espectáculo como sempre.

Após reunião e estruturação familiar do resto da agenda diária, lá marcamos a hora de saída da volta de bike para as 16h00.

E assim foi... preparamos as "gingas" vestimo-nos a rigor com o equipamento completo do Busca Trilhos Team, e lá partimos para mais uma volta de dureza.
Começamos logo a um bom ritmo a ripar pelo trilho da ribeira do Morgavel que está um espectáculo, porporcionando um andamento rápido, divertido e até picante (fosgasse!!!).
É que nesta altura do ano existem uns cardos com 2m de altura com uns espinhos bem aguçados. e claro está um tipo quando vai entusiasmado a rolar leva tudo à frente....só parando quando tá todo cravado de espinhos por todo o lado...que foi o meu caso...xiça.

Depois de uma paragem para tirar os espinhos, lá continuamos a desfrutar os magnificos trilhos direitos à barragem.
A paisagem por estas bandas é fantástica em minha opinião, dado a que se consegue ter o mar, o campo e a serra no mesmo local, sempre com a tranquilidade e calmaria alentejana.

No percurso da barragem, apontamos os azimutes para o parque éolico, para fazermos a famosa (para mim...eheheh) subida do moinho do Dom Quixote...

Esta subida é daquelas que nos dão a ilusão óptica ao longe de ser uma coisinha sem grande inclinação, mas que quando estamos frente à mesma e a subir...... Put..... que a pariu!!!!

Bem foi a primeira vez que a consegui subir, e numa das voltas que fiz anteriormente tinha feito 4 tentativas seguidas sem sucesso, sempre com paragens a 20 metros da boca da baliza...eheheh

Acrescento que o João ganhou o prémio da montanha e me fez ver a razão dos meus falhanços anteriores, era tudo uma questão de técnica e principalmente de aderência, visto que o caminho existente é impraticável na parte final dado à pedra solta, obrigando-nos a sair do mesmo para ganhar tracção.

Chegamos ao topo mas levamos um empeno que nem vos digo...até a porra da sobremesa veio à boca...eheheheh. Uma coisa é certa um tipo andar de barriga cheia não é nada aconselhavel, para mim é experiência a não repetir.

Contudo após o triunfo da montanha, o desfrutar da paisagem fazem-nos logo esqueçer dos maus tratos e enchem-nos a alma.... Simpesmente FANTÀSTICO

Olhem bem os dois cromos todos contentes da vida ......

Lá seguimos caminho direitos a uma das zonas mais espectaculares destas bandas, em que os trilhos se desenvolvem por uma zona de mato denso de pinhal e chaparros, com um constante sobe e desçe daqueles que nos obrigam a cerrar os dentes mas que nos dão um gozo do caraças...
Este local tem uma infinidade de trilhos, digo-vos que todas as voltas que faço por estas bandas ando sempre por caminhos novos..

Como as horas passavam e era preciso regressar à base, levei o João a conheçer os single tracks feitos pelos pastores enquanto andam a com as ovelhas nos montes.

É pura diversão e fazem-nos ficar ainda mais viciados no BTT....vejam bem o estilo racing do João..

Infelizmente o tempo da "licença desportiva "caducou e tivemos que regressar à base, com 32 km feitos e com muita vontade de continuar a pedalar mesmo todos rotos....eheheh

Entretanto como castigo tivemos de encerrar o dia com uma bela duma mariscada, que deu um trabalho do caraças a mastigar.....ehehehe

E assim passou mais uma aventura trialeira lá por terras do Morgavel......