quinta-feira, 30 de abril de 2009

Portalegre á Porta

Pois é malta, é já este sábado mais um Portalegre.
Efectuei minha estreia no Portalegre em 2007, com Scott de 15Kg, apanhei o maior empeno da minha vida, sofri bastante para concluir os 110 Km durissimos, jurei na altura, que nunca mais me metia noutra, ehehhehe

Em 2008 decidi-me pela meia 58Km, estava em boa forma e fiz a minha melhor maratona de sempre, nos 1716 que concluiram esta distancia, classifiquei-me em 63º com 2:56m.

Sábado, vou novamente arriscar os 100Km, julgo não ter condição ideal para o fazer, altimetria de 2700m, assusta um pouco, analisando o gráfico, aos 75Km começar a subir durante 10Km a serra de S. Mamede até ao pico, provoca alguma apreensão, no entanto á o lado positivo, ou seja aos 85Km mesmo que ja não consiga pedalar mais, é sempre a descer até ao fim......ehehehheheh

SS-Works


( Este artigo, é a continuação do "Portalegre BTT 2009". O autor SS-Works é que anda distraido.)

Nocturno 29.04.2009

Pois é companheiros, mais um nocturno e que nocturno.
Foram 8 os noctívagos:
SS-Works, SHURI, LOKO, stressman, Dropout, Luis, Joaquim e Simões(o pai do outro).

Tal como se previa, duas grandes estreias, o patrocínio chegou e dois dos nossos membros fizeram a apresentação das suas novas montadas ao grupo, e que montadas.

Após alguma espera, arrancamos em busca do último elemento a juntar-se ao grupo, o Joaquim que cada vez anda mais. Por falar em andar mais, xiça que o Simões (o pai do outro) anda que se farta, pareceu-me mesmo que nem chegou a aquecer.

Foi uma voltinha bem a maneira, onde deu para puxar um bocadito pelo cabedal, e ainda ver o SS-Works, a ter mais um furo, que já vem sendo praxe.

Tiraram-se algumas fotos, que mostro de seguida:






No final a bela da bifaninha, só para alguns claro.

Cumps

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quarta à Noite

Malta lá chegamos a mais uma quarta-feira e mais um dia de voltinha "by night", como sempre o arranque é pelas 21h30m frente à minha casa....Hoje o tempo tá nublado, mas à noite isso tambem não interessa nada...eheheheheh
Vamos lá a aderir.

Um Abraço

Serra

[ Final - bifanas no Garcia - paga o Simões - :) ]

terça-feira, 28 de abril de 2009

Portalegre BTT - 2009


Mais uma Maratona, mais uma participação do Team.
É já este Sábado dia 2 de Maio. Pelo menos três elementos inscreveram-se em representação do nosso Team.

DORSAL - NOME - PERCURSO
9142 -
ANTóNIO LEONEL COSTA LOPES - Meia Ptg2009
9660 -
SéRGIO MANUEL CARVALHO SIMõES - 100 Kms Ptg2009
10228 -
JORGE ALEXANDRE PEREIRA SERRA - Meia Ptg2009


Boa sorte a todos.

"Peregrinação" a Fátima em BTT

Boas Pessoal!
Já muitas vezes se tem falado nesta aventura bttista mas ficamos apenas pelas palavras. Aproveito esta onda de entusiasmo para avançar com esta proposta para um "passeio" espectacular.
Sugiro a data de 6 e 7 de Junho (sab e dom) pois é necessário alguma planificação logistica e preparação fisica.
A aventura Desenrola-se em 2 dias com saída cerca das 7h da manhã de Alcochete, para apanhar Barco no Seixalinho às 7,30h.
Fiz esse percurso o ano passado e é simplesmente memorável,70% terra e 30% estrada.
No primeiro dia, pedalamos cerca de 130Km (100km até Santarem é sp a rolar). Dormida em Alcanena-Olhos de água. Segundo dia, são cerca de 30 Km, com subidas Às serras de minde e candeeiros, chegada prevista a Fátima 11-12h- Banhos, Almoço e regresso a casa
Tenho o Contacto do Alojamento e dos locais onde podemos comer e tomar banho.
O itinerário do 1º dia:Alcochete-Seixalinho(barco Transtejo)-Lisboa-TorreVGama, Parque dasNações, Sacavem, Alverca - Vila Franca- Azambuja - Valada doTejo(Almoço-Bifanas)--Santarem--Alcanena - Olhos de Agua (Dormida NoCentroCiencia Viva do Alviela +- 8€ Pax)...

Deixo Aqui algumas fotos para vos abrir o apetite:
http://picasaweb.google.pt/mariorromao/LisboaFTimaBTTPuro?authkey=Gv1sRgCN_Tr5mI9ri95wE&feat=directlink

Abraço Digam qq coisa para avançarmos com a ideia

domingo, 26 de abril de 2009

1ª Maratona de Arraiolos

Pois é malta, mais uma maratona, mas desta vez já com presença significativa de elementos Busca Trilhos Team – Alcochete, representada por 6 Bttistas.
Para primeiro relato de prova, após a criação deste blog, não posso deixar de lamentar a prova não ter corrido nada bem. Pois é, nosso companheiro António José Marques, deu uma daquelas quedas que resultou num dedo e clavícula partidos, no entanto convêm salientar que mesmo assim ainda foi de bicicleta até á assistência e queria continuar a prova até ao fim, vejam bem o espírito do homem, ganda maluco………….
Desde já as rápidas melhoras e recuperação rápida, pois trata-se de um elemento fundamental na boa disposição do grupo.

Conforme podem verificar na foto seguinte, até no Hospital de Évora, já têm conhecimento das quedas do António José, reparem na causa “Outro Acidente” ehehheheheheh


Falando da prova, muito bem organizada, mesmo tratando-se da 1ª Edição, percurso rápido, sempre em trilhos e zonas muito apropriadas para BTT, barragens, ribeiros, umas subiditas mas nada de rebentar, muito agradável, boas assistências, marcações adequadas, no final uma subida ao castelo cansativa mas linda, 1 volta dentro do castelo e descida pelo interior de ruelas em calçada de Arraiolos muito fixe.
Resultados:
70Km
António Mocho (9º) com 3:10m
Sérgio Simões (20º) com 3:25m

40Km
Devido á queda, resultou em perca de muito tempo para restantes elementos que o acompanhavam, no entanto concluíram a prova após o encaminhamento do António José para Hospital, “convencendo-o a não continuar”:
Augusto Atalaia (59º)
João Costa
Vasco
Espero que o sucedido, não assuste ninguém, comecem a pensar neste tipo de evento, 1 por mês por exemplo, analisem provas, temos de começar a pensar na prova a fazer depois do Alvalade – Porto Covo.

Abraço a todos,
SS-Works

Passeio 26-04-09



Para os que cá ficaram, planeamos uma volta pelas nossas bandas e pelas 9h11 lá estávamos no local marcado, não tem direito a PUB não contribuiu. Bebemos o famoso cafezinho e como o J. C. não estava porque tinha ido à Maratona de Arraiolos, despachamo-nos rápido não tivemos de esperar que fumasse como é hábito, hi, hi, hi.
Foram chegando as bikes e algumas como combinado não apareceram, fraquinhos.
Pusemo-nos a pedalar em direcção à Coitadinha como é hábito, seguimos em direcção ao Passil e pelo caminho recebemos mais um participante “novo” nestas andanças pelo menos de distância, que nos acompanhou de imediato informando logo que não nos preocupassemos com os mosquitos no capacete/gorro, devido a sua elevada velocidade/pedalada.


Seguimos para Herdade de Rio frio com destino a Valdera. Neste local encontramos alguns biker’s da zona Baixa da banheira que fizeram um convite para irmos andar com eles e no final temos direito a um banquete com sardinhas só não fiquei com a data pois por certo alguns podem ter interesse. Restabelecemos forças tiramos foto de praxe e seguimos para Pinhal Novo, alguns elementos começaram a ressentir-se da falta de treino (excesso de mosquitos) neste tipo de volta, que alguns dos Busca Trilhos Team costumam fazer e decidimos começar a retornar a casa, com passagem por Alto do estanqueiro, “passeio das gordas” Montijo, São Francisco onde deixamos um elemento pelo caminho e seguimos para Alcochete.
Com isto tudo e com velocidade de cruzeiro, fizemos uma volta com 3h12 e 52,46km.
Participantes: stressman, Droput, Trek, Beto’s, Rui Pinho, Bernardo, Construtor Narciso e Augusto de uma empresa que não digo o nome porque não deu patrocínio, Ainda.

sábado, 25 de abril de 2009

Alvalade - Porto-Covo

Não se esqueçam - É já no dia 17 de Maio que a secção de BTT do FC Alvaladense apresenta a 11ª edição do Alvalade-Porto- Covo. O passeio será composto por dois percursos, um de 60 km e outro de 120 km. Quem não se increveu, ainda o pode fazer até dia 4 de Maio.
Para mais informações consulta o site http://www.bttalvaladense.com/.
Este ano o Busca Trilhos Team - ALCOCHETE vai la estar.
lista dos inscritos e confirmados:
1521 - António Leonel Costa Lopes (60km)
1822 - João Manuel Costa (60km)
1863 - Alberto Botas (60km)
1924 - Antonio Jose Marques (60km)
2112 - Bruno Soares (60km)
2153 - Vasco Manuel Lamberto de Oliveira (60km)
2161 - Jorge Alexandre Pereira Serra (60km)
2168 - Mário Rui Romão (60km)
2169 - Luis Filipe Lavrado (60km)
2502 - Augusto Henrique Pereira Atalaia (60km)
2706 Sergio Simoes (60km)

Dicas sobre Mecânica...

Folgas e mais folgas... Caixa de direcção.

Existem no mercado três tipos de caixas de direcção (integradas, semi-integradas e normais). As de fabrico mais recente contemplam no seu interior rolamentos selados. O seu ajuste é uma acção extremamente importante para a segurança da condução. Os sintomas de anomalia na caixa de direcção são facilmente detectáveis na travagem e na condução, devido às vibrações excessivas sentidas na parte da frente da bicicleta.
Para verificar a existência de folgas pode-se também proceder de duas formas distintas:
1 - Encosta a roda da frente a uma superfície que detenha o seu movimento, trava-se a bicicleta e provoca-se a oscilação da caixa de direcção.
2 - Apalpa a caixa de direcção entre o avanço e a testa do quadro, enquanto movimentas a bike para a frente e para trás. Em situações mais complicadas, a única solução é mesmo a substituição dos rolamentos selados. Esta acção implica a desmontagem da frente da bicicleta.
A troca dos rolamentos não requer nenhum tipo de ferramenta especial, apenas chaves allen 5/6 mm.
Começa por aliviar a tensão de aperto dos parafusos do avanço do guiador. De seguida retira a tampa e o parafuso colocado no topo do avanço do guiador.
Começa por retirar os componentes pela sua ordem: avanço de guiador, anilhas espaçadoras, tampa da caixa de direcção, anilha de “frenagem”, rolamento ou aranha de esferas no caso de modelos mais antigos. Elevando o quadro até o tubo da suspensão ficar fora da montagem, tens acesso aos restantes componentes da caixa de direcção, colocados na parte inferior da “testa” do quadro.
O processo de montagem é obviamente o inverso, colocando todos os componentes pela ordem correcta. Após colocação de todos os componentes, resta efectuar a eliminação da folga da montagem.
Essa acção é executada com uma chave allen de 5/6 mm, apertando o parafuso da tampa do avanço do guiador.
O aperto não deve ser excessivo, deve ser executado em pequenos ajustes, validando de seguida a suavidade do movimento em direcção e a existência de prisões ou folgas.
Para finalizar, efectua o aperto dos parafusos do avanço do guiador.
Aviso: Alguns avanços de guiador, nomeadamente os de carbono e titânio, fazem referência a tensões de aperto que devem ser respeitadas. Neste caso, esta tarefa só é possível recorrendo a uma chave dinamométrica ou de torque.

Dicas sobre Mecânica...

Folgas e mais folgas… Triângulo Traseiro sistema mono-pivô

Com a roda traseira fora do quadro, retira os parafusos de fixação do amortecedor traseiro. Ao exercer manualmente pequenos movimentos laterais, verifica a dimensão da folga do mecanismo de rotação.

Em caso de substituição dos rolamentos, nem sempre é fácil conseguir as ferramentas especiais para retirar os rolamentos do quadro. A ser possível essa tarefa e como metodologia de trabalho, para evitar trocas ou esquecimentos, utiliza um recipiente para colocar todos os componentes por ordem à medida que vai desmontando.::: Na montagem deves ter em atenção as tensões de aperto dos componentes aconselhadas pelo fabricante, normalmente expressos em Nm, só possíveis de executar com chave dinamométrica.
A verificação do alinhamento e o reaperto do dropout são as últimas acções a executar depois de todos os componentes do triângulo traseiro estarem instalados.

Dicas sobre Mecânica...

Eixo pedaleiro XTR – Qualidade Extrema…
Ninguém ficou indiferente ao rigor, excelência, design…, sem dúvida um produto de qualidade extrema.Do ponto de vista técnico, este novo conjunto pedaleiro continua a utilizar a comprovada tecnologia Hollowtech II, e a sua novidade radica sobretudo do sistema de montagem do cranque esquerdo, ainda que para isso necessitemos de recorrer às novas ferramentas específicas da marca, uma evolução extrema para a tua bike!

Dicas sobre Mecânica...

Folgas e mais folgas… Quadro

Independentemente dos materiais que constituem o quadro e da sua geometria, as zonas sujeitas ao aparecimento de folgas são, efectivamente, a caixa de direcção e os pontos de rotação e fixação do triângulo traseiro, nos modelos de suspensão total. Devido ao seu comportamento activo, os sistemas multi-pivot são obviamente mais vulneráveis ao aparecimento destes problemas. Estes traduzem-se normalmente em vibrações excessivas, falta de tracção na roda traseira, respostas de funcionamento deficiente do sistema de suspensão e ruídos anómalos. É muito frequente aparecerem casquilhos de fixação com deformações e desgaste acentuado (alumínio ou teflon), rolamentos de pontos de rotação gripados ou com folga, e parafusos de fixação com empenos consideráveis. Como referimos anteriormente, é de facto importante conhecermos os sistemas das nossas bicicletas, estarmos familiarizados com o material, conhecermos as suas reacções e efectuarmos as afinações das suspensões e amortecedores em função do peso e tipo de utilização.

Dicas sobre Mecânica...

Folgas e mais folgas…

Este efeito indesejado provoca naturalmente uma perda de desempenho, um desgaste acentuado dos componentes das nossas bicicletas e também um encargo adicional à nossa carteira! Actualmente, não basta só “saber pedalar”. O elevado nível tecnológico empregue pelas grandes marcas, principalmente o que se relaciona com o desenvolvimento dos sistemas para as suspensões totais (VPP, IDrive, FSR, Four Bar, etc.), requer da parte do utilizador um maior conhecimento da bicicleta e também uma maior preocupação com a sua manutenção. É um facto, que nem sempre dispomos do tempo ou dos conhecimentos para investirmos na manutenção preventiva da nossa “bicla”. Sensibilizamos-te para alguns sintomas característicos do aparecimento de folgas, as respectivas técnicas de as eliminar, bem como as ferramentas envolvidas nas acções de manutenção. Executa os procedimentos conforme descrito de seguida e, com facilidade, poderás identificar os pontos de efectiva preocupação e corrigir as principais anomalias. Na abordagem deste tema, apresentamos as situações mais comuns divididas por três grandes áreas da bicicleta: quadro, transmissão e rodas. Fazemos também referência à relação causa-efeito de determinada anomalia, abordando outros aspectos como sejam: o desgaste, desalinhamento, empenos, ruídos, prisões, etc. Após preparar um espaço que facilite toda a tarefa técnica, improvisa um suporte fixo para a bicicleta e reúne as ferramentas necessárias.

Dicas sobre Saude e bem estar...

Alimentação do desportista:

A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva, mas também de proporcionar uma boa saúde a longo prazo.
Ao ser elaborada uma dieta para o desportista, deve-se ter em conta vários factores como, o tipo de desporto, idade, sexo, raça, clima, temperatura, altitude, condições sócio-económicas, factores individuais, etc., o que leva a afirmar que não deve haver uma dieta do desportista em abstracto ou mesmo de determinado desporto, mas sim uma dieta, que deverá sempre que possível, ser individualizada e adaptada a cada situação.
Os princípios base para uma correcta alimentação do desportista, assentam por um lado, na satisfação diária das necessidades energéticas e plásticas, através de um adequado fornecimento em calorias (energia) de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas e por outro, num correcto enquadramento destes alimentos.

Deverá ser calculada em função das necessidades energéticas, determinadas segundo, o metabolismo basal, o trabalho muscular, a regulação térmica, o crescimento (infância e adolescência) e acção dinâmica especifica dos alimentos (energia gasta com a digestão e absorção dos próprios alimentos).
Deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono (arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc. , 30% de gorduras (relação gordura vegetal / gordura animal = 1) e 15 % de proteínas ( elação proteínas animais / vegetais = 1).

Uma boa hidratação é fundamental no desportista não só porque o rendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação mas também porque certas lesões desportivas (roturas musculares e tendinoses) são mais frequentes quando há desidratação.
A quantidade de água a administrar diariamente varia em função do trabalho muscular, temperatura, altitude e humidade ambiente, devendo no mínimo ser fornecido 1 ml por cada caloria da ração alimentar (no mínimo 3 litros / dia: 1,5 litros como bebida e 1,5 litros incorporados nos alimentos).
O ideal será que o atleta nunca sinta sede, para o que será necessário ir administrando pequenas quantidades de água, quer na fase pré-competitiva, quer durante a competição.

As necessidades em vitaminas e minerais estão aumentadas no desportista, especialmente no que se refere às vitaminas B1, B6, B12, e C, também chamadas vitaminas tónico-desportivas ou vitaminas do desportista. Embora uma alimentação equilibrada deva fornecer as quantidades necessárias destes nutrientes, a suplementação pode por vezes ser aconselhada.

Implementação de percursos pedestres e de BTT

Promova o seu territóro, o desporto e a conservação da Natureza.
A actual tendência nacional para o desenvolvimento do turismo de natureza associada à forte expansão dos desportos de ar livre, tem criado uma maior procura de infra-estruturas de apoio a estas actividades. Nomeadamente na implementação de percursos pedestres de pequena ou grande rota e percursos locais, ou percursos epecíficos para BTT, temos uma vila plantada a beira do Tejo e por certo será do agrado de todos ter uma zona destinada para este fim.

Dicas sobre Saude e bem estar...


O exercício faz perder peso, simplesmente, porque o corpo gasta calorias, razão pela qual é um factor fundamental associado à alimentação, quando o objectivo é emagrecer.
Gastamos calorias quando nos movimentamos, andamos, subimos as escadas, dançamos, etc. Até mesmo quando não fazemos nada, o corpo gasta calorias para manter a actividade corporal, o que se designa por metabolismo em repouso: o corpo continua a trabalhar para manter as funções vitais do organismo (digestão, temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, etc.)
Quando emagrecemos, sentimos-nos melhor e a nossa sua silhueta adelgaça? Mas, porquê? Porque ao fazermos exercício perdemos gordura, aumentando a massa muscular, o que contribui para aumentar o metabolismo em repouso e gastar mais calorias.
Mas apesar de uma silhueta mais elegante, o peso indicado pela balança não baixa (ou aumenta um pouco). Este fenómeno é devido ao aumento da massa muscular, uma vez que esta é mais pesada que a massa gorda.
É preciso não esquecer: embora o exercício permita perder peso, é necessário continuar a praticá-lo regularmente, porque se deixar bruscamente de fazer exercício pode engordar. De facto, quando fazemos dieta, produz-se uma imediata redução da quantidade de energia gasta e, simultaneamente, ao estabilizar-se o peso num nível mais baixo, produz-se uma importante diminuição do metabolismo basal e da energia necessária à actividade corporal. É então necessário ajustar-se o equilíbrio entre a energia ingerida e a energia gasta, pois caso contrário, o peso aumenta automaticamente. Por isso, é vital não deixar de fazer exercício. Trata-se de uma regra fundamental, principalmente depois de estabilizarmos o peso e para o mantermos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Volta nocturna

Ontem (22-04-09) pelas 21h30 a convite do Simões fui dar a primeira de muitas saidas nocturnas para andar de bicla com o ppl, pelo que sei estas voltas já se realizam a algum tempo e de certo ganharam mais um adepto, agora tenho de investir numas luzes como deve ser. Foi muito agradavél fizemos cerca de 25km por Alcochete onde passamos inevitavelmente por Coitadinha, Atalaia, Montijo, São francisco e regresso a casa.

Participantes:

Loko, Simões, Serra, Carjaquim, Stressman e João Pereira.

Excelentíssimos Senhores,

Para que fique registado que nada se faz ao acaso e temos de relatar o que sentimos, o grande prazer de andar de bicla, fica aqui também registado e citado pelo grande mentor dos passeios João Manuel Costa
Excelentíssimos Senhores,
Somos um grupo de amigos e conhecidos, não associados formalmente, com denominação BTT - Busca Trilhos Team de Alcochete, que nos fins de semana com tempo livre, praticamos ciclismo na vertente de BTT, na perspectiva de uma vida mais saudável através de exercício físico, com alguma presença nas diversas provas ou passeios existentes na região, conhecidas como Passeios/Maratonas - onde se percorrem cerca de 60 a 80 km, por montes e vales com paisagens fantásticas, normalmente desconhecidos e inacessíveis para a maioria das pessoas. No entanto, apesar de a maioria dos trajectos percorridos serem desprovidos de habitantes locais, há bastante exposição no início de cada prova, bem como, nos vários pontos de passagem habitados e no final de cada etapa.
Esta vontade, levou a que este grupo de amigos e conhecidos, em cada vez maior número, se reúna com regularidade, todos os Domingos de manhã bem cedo, com o objectivo de pedalar pela região do Ribatejo, Estremadura e Alentejo, que para além da prática desportiva, promove também o conhecimento tanto cultural como gastronómico, das diversas regiões por onde passamos, bem como, o convívio social. Deste grupo, surgiu a vontade e a necessidade de usamos roupa adequada para a prática da modalidade, em que são usados tecidos com fibras especiais, que permitem o transporte do suor para o exterior do corpo, aliado ao conforto que os mesmos proporcionam. Assim e de maneira a que todos usem equipamentos adequados para o efeito, pusemos a hipótese de os usarmos todos iguais - ao estilo equipa, mas para tal, é necessário o apoio de algumas entidades por troca de espaço publicitário.

Equipamentos Busca Trilhos Team

Tudo surgiu de uma brincadeira uns que ja tentaram outros que queriam tentar, mas por fim estamos nos finalmentes aqui cito excerto texto que publiquei no dia 14-04-09, quando as coisas começaram a ganhar forma. "Pois hoje estou muito orgulhoso de todos é assim que as coisas se fazem em conjunto é muito mais fácil, agradeço desde já a todos em especial ao grande Sérgio ao maior Belchior nunca falha preciso que envies por email teu logótipo (BELCHIOR CARNE DA MELHOR) e quero também agradecer a disponibilidade e esforço João Manuel".

BTT - Alcochete

Companheiros do Pedal, deste tão recente mas já motivado grupo pedalante.

Espero que usem este espaço para divulgar o nosso grupo e partilhar com o restante universo pedalístico, as nossas aventuras e desventuras sobre rodas.

Conto com todos, e bora lá... O BTT conta convosco