terça-feira, 15 de setembro de 2009

Benefícios do café

1. A cafeína aumenta a energia pois favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.
2. Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro e actua como um estimulante mental, obrigando-nos a um esforço maior durante mais tempo.
3. Retarda a fadiga e o esgotamento muscular pois a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que está encarregue de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurónios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurónios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço, mantendo a mente desperta e atenta.
4. Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.
5. Ajuda a perder peso durante o exercício embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão deste mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que se treine com uma intensidade maior e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda a que treine mais tempo e consequentemente queimar mais gordura.
6. Diminui as dores musculares durante o treino. Segundo um recente estudo realizado na Universidade de Geórgia é ainda mais eficaz do que a aspirina. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.
7. Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e cerca de 60% menos de vir a ter a doença de Parkinson. Parece que a cafeína que o café o chá contêm, e outras bebidas estimulantes, tem um efeito protector do cérebro sempre que tomado com moderação (entre duas ou três chávenas por dia).
8. Aumenta o desejo sexual feminino… ou pelo menos assim parece no estudo feito com ratos fêmea por Fay Garraci da Universidade de Southwestern. Este investigador descobriu que os ratos fêmea que tomam doses moderadas de cafeína estão receptivos mais rapidamente. Em seres humanos poderia funcionar de modo semelhante em mulheres que não consomem cafeína habitualmente.

Texto retirado revista sportlife

Boas pedaladas...

Sem comentários:

Enviar um comentário