terça-feira, 8 de setembro de 2009

Escolha dificíl - Rígida ou Suspensão total

Esta é uma pergunta que muitos de nós, principiantes ou não, poderemos fazer quando se pensa na compra da uma nova bike. A resposta nem sempre é fácil.


Isto porque existem sempre prós e contras em qualquer uma das situações.


Senão, vejamos, a suspensão total é mais confortável, mas a rígida é mais eficiente, FS (full suspension) normalmente é mais cara, HT (hard tail) possui uma mecânica mais simples, FS é por norma também mais pesada, mas a HT ao fim de duas horas temos as costas um pouco mais empenadas. Há portanto diversas variantes que nos deixam ainda mais confusos. Temos de partir então do tipo de utilização que lhe queremos dar, e para isso existem diversas categorias dentro do BTT, nomeadamente:- Downhill;- All Mountain;- Enduro;- Freeride;- Cross Country;- Dirt, etc.


Para cada uma destas categorias existem modelos específicos. A solução passa por adequar o tipo de bike à modalidade que nos interessa. Mas no XC (cross country) utilizam-se tanto a FS como a HT. Há ainda uma outra situação, que é a do biker que dá o seu passeio com os amigos ao Domingo. Nesta situação é necessário escolher entre os factores já descritos, nomeadamente, o conforto, posição de condução, peso, eficiência, complexidade do equipamento, ou seja, é necessário estabelecer uma hierarquia dos mesmos e selecionar o mais importante, podendo a partir daí fazer a escolha. Sendo dificil de escolher em qualquer um dos casos, espero que este texto não tenho complicado ainda mais!




Boas pedaladas...

Sem comentários:

Enviar um comentário