1817 – O Barão Karl Friedrich Drais Von Sauerbronn patenteia um projecto para uma máquina de duas rodas, com armação de madeira e guiador. Chamada a draisina, de acordo com o inventor.
1819 – Denis Johnson regista uma patente para a draisina na Grã-Bretanha. Esta começa a aparecer nas estradas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos.
1821 – 1840
1839 – Kirkpatrick MAcmillan constrói um veículo de duas rodas similar à draisina mas equipada com pedais para mover a roda de trás.
1841 – 1860
1845 – Na Grã-Bretanha, RW Thompson patenteia “um tubo oco, cheio de ar”. Esta foi a primeira tentativa para criar o pneu.
1861 – 1880
1861 – Pierre Michaux prende um eixo pedaleiro e pedais à roda da frente de um “cavalo elegante” chamando-lhe velocípede.
1869 – A primeira corrida de bicicletas digna de registo ocorre no Parque de St. Cloud, Paris.
Anos 70 – A bicicleta comum ganha popularidade.
1874 – Os primeiros campeonatos mundiais de pista são realizados na Grã-Bretanha.
1881 – 1900
1883 – O Cyclists Touring Club (CTC) é formado na Grã-Bretanha.
1885 – A bicicleta de segurança é lançada por James Starley.
Anos 80 – É inventado o pneu por John Boyd Dunlop.
1901 – 1914
1903 – Realiza-se pela primeira vez a Volta à França.
1914 – As bicicletas são usadas na guerra.
1918 – 1920
1919 – A camisola amarela aparece pela primeira vez na Volta à França. A Volta é ganha por um ciclista Belga, Firmin Lambot.
Firmin Lambot
1921 – 1930
Anos 20 – A corrida de velocidade em pista é a vertente mais popular do ciclismo neste período. O alemão Piet Moeskops domina, ganhando cinco títulos mundiais (1921-1924 e 1926).
1927 – Tullio Campagnolo inventa a roda de aperto rápido.
Tullio Campagnolo
1931 – 1940
1931 – Hubert Opperman (mais tarde armado cavaleiro e ministro australiano) tornando-se o 1.º australiano a ganhar uma corrida de bicicletas clássica, Paris – Brest – Paris.
1933 - Tullio Campagnolo inventa o desviador de mudanças.
1938 – A corrente 3/32 (que é do tamanho usado normalmente) é inventada. Assim designada de acordo com a largura do rolo em cada elo da corrente, esta corrente leva a avanços no desviador de mudanças.
1941 – 1950
1940 – Fausto Coppi ganha a Volta à Itália pela primeira vez.
1944 – Jean Robic (França) ganha a Volta à França do pós-guerra.
1949 – Fausto Coppi ganha as Voltas à Itália e à França.
Fausto Coppi
1951 – 1960
Anos 50 – As corridas profissionais em estrada ganham grande popularidade.
1958 – OS Campeonatos Mundiais aceitam a participação feminina pela primeira vez.
1961 – 1970
1960 – As câmaras de televisão cobrem pela primeira vez corridas ao vivo. As receitas da publicidade levam a um aumento do prémio em dinheiro.
Anos 60 – O ciclismo perde muito da sua popularidade como mio de transporte nos EUA e no Reino Unido.
1971 – 1980
Anos 70 – Surgem as BMX, o triatlo e o ciclismo de montanha. Os fabricantes criam bicicletas de montanha especiais, os atletas de triatlo compram bicicletas de estrada e os entusiastas do exercício físico voltam-se para o ciclismo.
1974 – Eddie Merckx ganha a Volta à França e o Campeonato Mundial de Corrida em Estrada.
1981 – 1990
Anos 80 – Novas técnicas de treino são cada vez mais usadas para melhorar os níveis de performance dos ciclistas profissionais.
Anos 80 – Jeannie Longo domina como Campeã Mundial.
1986 – Greg Lemond torna-se o primeiro americano a ganhar a Volta à França.
Jeannie Longo
1990 – 1991
1990 – Pedais de encaixe de todo-o-terreno começam a ser vendidos.
1990 – Forquetas de suspensão, que ajudam a amortecer os choques de um terreno irregular tornam-se disponíveis comercialmente.
1991 – Djamolidine Abdoujaparov, do Uzbequistão, ganha a corrida de estrada de Ghent-Wevelgem pela primeira vez. (Aos amadoresdo bloco oriental não era permitido correr com profissionais ocidentais até ao fim da União Soviética).
1992 – 1993
1992 – Suspensões completas de bicicletas estão largamente disponíveis pela primeira vez.
1993 – A francesa Anne-Caroline Chausson ganha o seu primeiro Campeonato Mundial Downhill numa corrida de bicicletas de montanha. Ela domina na década seguinte, ganhando mais oito vezes.
1993 – O escocês Graeme Obree estabelece um novo recorde mundial da hora, numa bicicleta com uma nova e radical posição de corrida, dando finalmente origem ao design padrão do UCI em que o ciclista se baixa e agarra a bicicleta.
Anne-Caroline ChaussonAnos 20 – A corrida de velocidade em pista é a vertente mais popular do ciclismo neste período. O alemão Piet Moeskops domina, ganhando cinco títulos mundiais (1921-1924 e 1926).
1927 – Tullio Campagnolo inventa a roda de aperto rápido.
Tullio Campagnolo
1931 – 1940
1931 – Hubert Opperman (mais tarde armado cavaleiro e ministro australiano) tornando-se o 1.º australiano a ganhar uma corrida de bicicletas clássica, Paris – Brest – Paris.
1933 - Tullio Campagnolo inventa o desviador de mudanças.
1938 – A corrente 3/32 (que é do tamanho usado normalmente) é inventada. Assim designada de acordo com a largura do rolo em cada elo da corrente, esta corrente leva a avanços no desviador de mudanças.
1941 – 1950
1940 – Fausto Coppi ganha a Volta à Itália pela primeira vez.
1944 – Jean Robic (França) ganha a Volta à França do pós-guerra.
1949 – Fausto Coppi ganha as Voltas à Itália e à França.
Fausto Coppi
1951 – 1960
Anos 50 – As corridas profissionais em estrada ganham grande popularidade.
1958 – OS Campeonatos Mundiais aceitam a participação feminina pela primeira vez.
1961 – 1970
1960 – As câmaras de televisão cobrem pela primeira vez corridas ao vivo. As receitas da publicidade levam a um aumento do prémio em dinheiro.
Anos 60 – O ciclismo perde muito da sua popularidade como mio de transporte nos EUA e no Reino Unido.
1971 – 1980
Anos 70 – Surgem as BMX, o triatlo e o ciclismo de montanha. Os fabricantes criam bicicletas de montanha especiais, os atletas de triatlo compram bicicletas de estrada e os entusiastas do exercício físico voltam-se para o ciclismo.
1974 – Eddie Merckx ganha a Volta à França e o Campeonato Mundial de Corrida em Estrada.
1981 – 1990
Anos 80 – Novas técnicas de treino são cada vez mais usadas para melhorar os níveis de performance dos ciclistas profissionais.
Anos 80 – Jeannie Longo domina como Campeã Mundial.
1986 – Greg Lemond torna-se o primeiro americano a ganhar a Volta à França.
Jeannie Longo
1990 – 1991
1990 – Pedais de encaixe de todo-o-terreno começam a ser vendidos.
1990 – Forquetas de suspensão, que ajudam a amortecer os choques de um terreno irregular tornam-se disponíveis comercialmente.
1991 – Djamolidine Abdoujaparov, do Uzbequistão, ganha a corrida de estrada de Ghent-Wevelgem pela primeira vez. (Aos amadoresdo bloco oriental não era permitido correr com profissionais ocidentais até ao fim da União Soviética).
1992 – 1993
1992 – Suspensões completas de bicicletas estão largamente disponíveis pela primeira vez.
1993 – A francesa Anne-Caroline Chausson ganha o seu primeiro Campeonato Mundial Downhill numa corrida de bicicletas de montanha. Ela domina na década seguinte, ganhando mais oito vezes.
1993 – O escocês Graeme Obree estabelece um novo recorde mundial da hora, numa bicicleta com uma nova e radical posição de corrida, dando finalmente origem ao design padrão do UCI em que o ciclista se baixa e agarra a bicicleta.
Graeme Obree
1994 – 1995
1995 – A produção anual de bicicletas sobe para os 107 milhões de unidades. No mesmo ano a produção automóvel anda à volta dos 37 milhões de unidades.
1996 – 1997
1996 – O cross-country em bicicletas de montanha torna-se modalidade olímpica.
1997 – O EuroVelo, a rede de estradas de ciclismo europeia, é lançado, compreendendo 12 estradas de longa distância por toda a Europa. Actualmente, equivale a 20 000 Km.
1997 – A “European Greenways Association” é estabelecida na primeira Conferência Europeia sobre Trânsito Ligeiro e Vias Ferroviárias, para incentivar o transporte não motorizado nos corredores ferroviários não usados da Europa, caminhos à beira-mar e percursos históricos.
1998 – 1999
1999 – Campagnolo lança a cassete das dez velocidades.
1999 – O americano, Lance Armstrong ganha a Volta à França pela primeira vez.
Lance Armstrong
2000 – 2003 2000 – O triatlo torna-se uma modalidade olímpica.
2000 – As importações americanas de bicicletas batem um recorde de 20,2 milhões.
2001 – É estimado que o número de bicicletas a ser usadas mundialmente situa-se nos 1,4 biliões, enquanto o número de carros é de 340 milhões.
2001 – Chris Boardman estabelece um novo recorde mundial da hora.
2002 – Houve uma subida de 9% no número de americanos a ir trabalhar de bicicleta.
2003 – O americano Lance Armstrong ganha a Volta à França pela 5.ª vez.
Retirado do livro:
Manual Completo de Bicicletas e Ciclismo de Chris Sidwells (2003)
Boas Pedaladas...
Sem comentários:
Enviar um comentário