3. Com a abraçadeira encostada à parte inferior da bainha, o bttista senta-se em cima da bicicleta numa posição normal.
4. Devido ao peso do bttista, a suspensão deve ter comprimido ligeiramente. Quando o bttista desmonta da bicicleta, a suspensão deve voltar ao curso máximo ficando a abraçadeira a uma certa distância da parte inferior da bainha. A distância entre a abraçadeira e a parte inferior da bainha indica o SAG da suspensão.
O SAG de uma suspensão deve ser em média 15% do curso máximo da mesma. Ou seja, no caso desta F100 que conta com 100mm de curso, o SAG deve ser de 15mm. Medida a distância entre a abraçadeira e a parte inferior da bainha, devemos repetir o processo até ter uma distância de 15mm. Depois, o bttista deve experimentar a suspensão e ver se o seu funcionamento está do seu agrado. Caso precise, pode alterar o SAG para valores entre 10% e 20%.
Em suspensões de maior curso, 150mm ou mais, o SAG pode chegar a ser de 30% do curso da suspensão.
5. Depois de termos um SAG ao nosso gosto, passamos às restantes afinações. Na foto é possível ver três regulações. O botão rotativo vermelho regula a recuperação. A recuperação é a velocidade que a suspensão leva a voltar à posição normal depois de comprimida. No caso desta F100, existem 12 posições/cliques para esse botão. Habitualmente, a afinação típica é rodar tudo para a direita (velocidade mais rápida) e depois dar 5 cliques para a esquerda.
Na mesma imagem também se vê uma alavanca ao lado do botão rotativo vermelho e por cima do botão rotativo azul. Essa alavanca é o bloqueio da suspensão. Rodando no sentido dos ponteiros do relógio bloqueia-se a suspensão. No sentido inverso ao dos ponteiros, desbloqueia-se a suspensão. Mais tarde veremos que a quantidade desse bloqueio também é regulada por outro botão rotativo.
Por último, na foto vê-se um botão rotativo azul mais largo que o vermelho. Rodando esse botão podemos regular a taxa de compressão da suspensão. Rodando no sentido dos ponteiros do relógio estamos a aumentar a dureza. Rodando no sentido inverso estamos a tornar a suspensão mais macia. Não existem afinações típicas para esta regulação. Depende do gosto de cada bttista.
6. Tal como foi referido atrás, a quantidade de bloqueio pode ser regulado através de um botão rotativo azul na parte inferior da suspensão. Na foto é possível ver esse botão. Rodando para a direita tornamos o bloqueio menos eficiente. Rodando para a esquerda ocorre o contrário. Mais uma vez, esta afinação é feita ao gosto do bttista. É normal deixar uma pequena margem no bloqueio para que a suspensão absorva pancadas mais fortes, mesmo quando bloqueada.
E pronto, a Fox F100 RLT está pronta a rolar. Noutras suspensões da Fox, a maioria das afinações são idênticas por isso já não tens razões para não teres a tua Fox a trabalhar a 100%.
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