quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Resultados da maratona de Almeirim

Mega participação na 2ª Maratona de Almeirim, e não foi nenhum busca trilhos o último a chegar.

He he he he

Aqui deixo as classificações dos membros deste nosso excelente TEAM.

ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DE SANTARÉM
2ª MARATONA ROTA DA SOPA DE PEDRA - ALMEIRIM - 20/9/2009
CLASSIFICAÇÃO FINAL - 40 KMS

CLASS - DORSAL -                 NOME                       -   TEMPO
    49     -    356       - Sérgio Simões                              -   01:49:33
    95     -    222       - Augusto Henrique Pereira Atalaia -   01:56:23
  111    -    109        - Manuel T Simoes                         -   01:59:24
  183     -    391       - Augusto César Luis                      -   02:07:45
  193     -    363       - António José Leocádio Marques  -   02:09:00
  208     -    261       - Bruno Soares                               -   02:10:15
  260     -    239       - Alberto Botas                              -   02:17:13
  284     -    491       - António Leonel Costa Lopes       -    02:19:24
  350     -      72       - Mário Rui Romão                       -    02:28:03
  416     -    325       - João Seixal Costa                       -    02:36:29

Note-se que o primeiro classificado chegou com o tempo de 01:27:04, coisa pouca.....
Mas igualmente importante é saber que se classificaram 623 participantes, e o último chegou com o tempo de 04:24:16.
Estes dados são referentes somente a Meia Maratona, pois foi a prova por nós participada.

Feitas as contas a nossa participação é de bom nivel e recomenda-se........ Um pouco mais de treino.


He he he he

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SEM COMENTÁRIOS 009


FOCUS - Recebe "GOLD AWARD 2010"

De um total de 400 bicicletas avaliadas no EUROBIKE, apenas 8 receberam o prestigiado "GOLD AWARD". A FOCUS RAVEN 2010, foi uma delas, quer pelo design, quer pela inovaçao.

Como sabem eu tenho uma FOCUS - pois modelo THUNDER 2008

Boas pedaladas...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

1º Evento do Inicio de época Busca trilhos Team - actualizado

E assim foi lançado o repto pelo SS-Works no dia 23/08/09, participação dos Busca Trilhos Team no evento 2ª Maratona Rota da Sopa da Pedra organizado pela Associação 20Kms de Almeirim.

Escusado será dizer que vamos todos claro pela famosa "Sopa da Pedra"

Deixo aqui lista dos BTT confirmados.

n.º dorsal e respectivo nome:
72 Mário Rui Romão

356 Sérgio Simões

363 António José Leocádio Marques

491 António Leonel Costa Lopes

261 Bruno Soares

325 João Seixal Costa

233 Vasco Manuel Lamberto Oliveira

239 Alberto Botas

222 Augusto Henrique Pereira Atalaia

391 Augusto César Luis

109 Manuel T. Simões

Boas pedaladas...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Benefícios do café

1. A cafeína aumenta a energia pois favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.
2. Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro e actua como um estimulante mental, obrigando-nos a um esforço maior durante mais tempo.
3. Retarda a fadiga e o esgotamento muscular pois a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que está encarregue de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurónios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurónios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço, mantendo a mente desperta e atenta.
4. Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.
5. Ajuda a perder peso durante o exercício embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão deste mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que se treine com uma intensidade maior e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda a que treine mais tempo e consequentemente queimar mais gordura.
6. Diminui as dores musculares durante o treino. Segundo um recente estudo realizado na Universidade de Geórgia é ainda mais eficaz do que a aspirina. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.
7. Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e cerca de 60% menos de vir a ter a doença de Parkinson. Parece que a cafeína que o café o chá contêm, e outras bebidas estimulantes, tem um efeito protector do cérebro sempre que tomado com moderação (entre duas ou três chávenas por dia).
8. Aumenta o desejo sexual feminino… ou pelo menos assim parece no estudo feito com ratos fêmea por Fay Garraci da Universidade de Southwestern. Este investigador descobriu que os ratos fêmea que tomam doses moderadas de cafeína estão receptivos mais rapidamente. Em seres humanos poderia funcionar de modo semelhante em mulheres que não consomem cafeína habitualmente.

Texto retirado revista sportlife

Boas pedaladas...

Gostas de pedalar de Inverno?

No outro dia estava a ver na televisão um programa no qual usavam um kit de adaptação de lagartas?! para bicicletas de montanha e fui à procura à net.

Encontrei isto:

http://www.youtube.com/watch?v=HP4VwaD7rd4


Parece-me que teria aplicação para a nossa lama das marinhas!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tutorial do MapMyRun

Com o objectivo de possibilitar a partilha e permitir a visualização/edição dos trajectos que efectuamos no BTT decidi fazer este artigo no qual se demonstra como se utiliza este programa on-line.
Em primeiro lugar vamos à página http://www.mapmyrun.com/ ...

...e seleccionamos "MAP NEW RUN" seguido de "NEW ROUTE". De seguida aparece-nos o seguinte painel:

Agora carregamos o ficheiro GPX, o qual tem o trajecto gravado…

E fazemos o upload do ficheiro...
...e já nos aparece o trajecto no mapa.

Podemos agora mudar a imagem de mapa para imagem de satélite ou para mapa hibrido no seguinte menu:

Podemos agora ampliar ou arrastar o mapa de modo a localizar os locais pretendidos.
Mas ATENÇÃO: As imagens não são em tempo real e como tal poderão por vezes estar desactualizadas. Trata-se de fotografias de satélite…

Podemos inclusivé ver Alcochete ao pormenor...

Podemos ainda seleccionar "SHOW ELEVATION" e ver o gráfico das altitudes. Seleccionamos na direita do painel as unidades em km e podemos ver a distância, a altitude máxima, mínima e acumulado.

Este programa ainda tem mais funcionalidades, mas não serão aqui demonstradas por saírem do âmbito deste artigo.

Espero que seja útil!

Volta de ontem - 13/09/09 "Assalto ao Castelo"

Em jeito de rescaldo da voltinha dos BUSCA TRILHOS TEAM de ontem deixo aqui os mapas do percurso que efectuámos.
Tivemos de tudo:
Sol, chuva, granizo, trovoada (cuidado com o carbono!!!), mas felizmente pouco vento.
Tivemos ainda a presença de um convidado que apesar de estreante manteve um andamento de veterano e ao qual deixo os parabéns de todo o grupo, e que seja apenas a primeira volta de muitas!
Houve apenas dois furos e duas quedas, espero que nenhuma delas tenha deixado mais sequelas do que a “pintura” arranhada. Quanto aos furos, um resolvido na hora, o outro ditou o fim da volta para o estreante, a menos de 6 km de casa…
Aqui ficam os dados:
73,62 Km;
617 m de acumulado;
3h35m de pedalada;
1h24m de tempo parado;

Quanto a fotos… não tenho porque a minha máquina voltou a deixar-me mal visto! Na próxima semana será a Maratona de Almerim, na qual estaremos representados por uma comitiva bastante razoável. Bons treinos e boa prova!!!

Aguardamos noticias!


sábado, 12 de setembro de 2009

Caramulo MotorFestival 2009

Decorreu no passado fim-de-semana mais um Caramulo MotorFestival, a quarta edição. Este evento vem na associado a outro evento que já conta com cerca de 30 anos, a rampa do Caramulo.
Dado que além do BTT a maior "pancada" que tenho, e a mais antiga, é a dos carros não pude deixar de marcar presença.
Nesta edição,e como já vem sendo hábito, a organização foi quase irrepreensivel, o cenário natural é magnifico, os automoveis participantes nos eventos são excepcionais.
Resumidamente um evento a não faltar para os maluquinhos dos carros. A somar ao evento tenho ainda a oportunidade de visitar os meus avós e assim unir o útil ao agradável...
Este ano esteve em destaque da organização esteve o primeiro Ferrari a ser importado para Portugal e que além do interesse histórico é lindissimo, como podem ver...
Nas anteriores edições o automóvel destacado para defender a casa tem sido este:

Um Bugatti de Grande Prémio dos anos 30, o 35 Type B, que me surpreendeu muito pela sua velocidade, valor, beleza e interesse histórico. o Bugatti 35B, com o qual Lehrfeld estabeleceu, em 1931, o recorde do quilómetro lançado, a mais de 200 km/h !!! Temos que ter em mente que é um carro com 80 anos!!!

Podemos admirar todos estes carros e mais alguns, (não vou estragar a surpresa para quem quiser ir ver), no Museu do Caramulo. Podem dar uma espreitadela no site do Museu:

http://www.museu-caramulo.net/automoveis.shtml

Vamos passar ao que mais apreciamos nos blogs: as fotos.

Em baixo um Lotus de formula...

O vencedor absoluto de todas as classes na corrida: O Porshe 911 GT2 de Le Mans pilotado por António Nogueira, que em anos passados tem trazido um Marcos LM 600, e este ano trouxe este modelo construido pela Porshe especificamente para a corrida francesa com 800 CV??!!

Um Honda NSX



Um velhinho FIAT 128 (o meu pai tinha um, era o carro de familia)

Um Land Rover Serie II com condutor fardado e de capacete...

Os sempre lindissimos Jaguar E

Mais uma vez o Porshe vencedor absoluto

Um espetacular Renault 5 Turbo 2, que apesar já serem muito raros, pois tem a mania de se espantar, pudemos contar com a presença de dois...

Um AC COBRA cujo ronco V8 impressiona...

E este foi o carro mais apreciado pelo publico presente: Um LOLA T70.

Um Porshe 356...

E alguns históricos contemporanêos como este FORD GT

Aqui temos uma vista do interior do museu ao qual fomos fazer uma vista para mostrar ao pequenote no intervalo das subidas...
Aqui uma curiosidade da II Grande Guerra...

Aqui podemos ver o famoso Bugatti com uma curiosiade: Os dois carros pequenos são carros eléctricos para crianças da mesma época (1930) construidos pela Bugatti. Como é de calcular não eram para pobres...
Aqui o magnifico Mercedes CLR
Um engarrafamento no maio da serra...

Aqui o pequenote a pousar junto ao LOLA...

Neste pequeno video podem ouvi-lo e vê-lo, com o seu V8....



Para quem quiser ver mais fotos e tiradas por alguém que percebe mais do assunto do que eu aqui fica o link:

http://www.caramulo-motorfestival.com/index.php?lang=PT&area=900#

SEM COMENTÁRIOS 007 - BOM FIM SEMANA






qual o peso da tua bicla? resultados

Resultado da votação qual o peso da tua bicla?
Tivemos 13 participações que resultaram em:
1 - com 9 votos (69%) de 12 a 13 Kg
2 - com 2 votos (15%) de 10 a 12 Kg
3 - com 1 voto cada (7%) de menos de 9 Kg e mais de 13 Kg
4 - não tivemos biclas de 9 a 10 Kg e de 11 a 12 Kg
De acordo com votação, a maioria tem uma bike entre os 12 e os 13Kg.
Temos um sortudo cuja bike está entre os menos de 9 Kg, mas ninguém se manifestou com pesos mais leves. O oposto acontece também com um voto apenas e penso que todos começam a ter esta condição peso mais acentuada aquando da escolha da sua bicla.

Enquete encerrada, obrigado pela participação.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eu e minhas bikes

Pois bem após algumas apresentações cá da malta, chegou a minha vez.

Eu sou um amante do BTT, e mais ainda quando envolve patuscadas, o resto pouco importa.

Bikes isso sim, as bikes. Confesso que desde que comecei a frequentar este meio das bicicletas e sobretudo o BTT, fiquei viciado, sim vicia mesmo isto.
A minha primeira bicicleta, desta fase já em adulto, Foi uma em cromoly comprada em promoção num supermercado qualquer, penso que no carrefour.

Ainda fez umas voltinhas por aqui, tantas que somaram cerca de 1000kms.

A seguir comprei uma Specialized Rockhoper, que foi uma paixão desde que tinha decidido investir numa bike melhor.
Aqui já com algumas alterações significativas que fui fazendo a medida que apetecia ou podia, nomeadamente o espigão de selim Thomson, desviadorese manipulos XT, trazia LX e deore e pouco mais.
Foi um quadro muito bom, extremamente leve graças a liga M4 da Specialized e muito resistente.

Com o frequentar das lojas de Bikes e o conhecer pessoal, coisa de que me orgulho, conheci pessoas de todo o lado graças ao BTT e ainda mais graças ao ProjectoBTT, fórum que frequento e onde se privilegia o convívio salutar.
Ora com todo este convivio e discussão sobre bikes, decidi montar uma Single Speed.

O quadro eleito foi um GT Backwoods, e teria somente peças usadas ou de muito baixo custo.
E assim fui juntando tudo até estar pronto para montar, e toca a montar...

Pois, como podem reparar, está com mudanças. Como o pessoal com quem tinha combinado montarmos as Single Speed, ainda não tinha o projecto pronto a rolar, eu decidi montar a transmissão que tinha tirado da Specialized, material LX e deore. E assim fiquei com uma rígida para andar na estrada.

Rígida em estrada, é sempre em grande ritmo, o quadro GT muito resistente mas a pecar pelo peso, ufa....

Mas logo logo passou a ser o que lhe estava destinado, Single Speed.

E digo-vos, foi a melhor coisa que fiz, A SS é um espectáculo aconselho a todos os que puderem a montar uma.
Embora já tenha participado em provas com ela, e inclusive na Arrábida, digo-vos que o conceito é revelador. Acabamos por passar em todo o lado na mesma, mas o espirito é outro, a despreocupação é constante, a leitura do terreno passa para um nível que nem imaginávamos existir. Eu adoro a minha SS.
Mas é excelente para andar aqui em pequenas voltas o ir ao pão, dar uma voltinha com os miúdos, e andar por ai... Eu nesses casos monto-lhe os pedais de plataforma e já está o chinelo de enfiar no dedo e pimba nada de cleats.

Ora vamos ao que interessa, A minha actual montada multi-speed.

Quadro Trek 8500 com montagem a "la carte", em substituição do Specialized.

Aqui está um quadro em Aluminio, mas com uns acabamentos que parecem carbono, soldaduras polidas.
Este quadro pesa exactamente o mesmo do quadro que tinha cerca de 1,5kgs. Mas tem uma geometria muito mais racing, uma rigidez brutal que com o Fox com Válvula de inércia, bem formidável. Noto uma grande diferença sobretudo a subir.
Em principio de bikes rigidas fico por aqui, em principio....

A próxima aquisição será com Suspenção Total, aguardemos...

Até já amigos.